Presidente da Ferrari volta a criticar atual regulamento e afirma que "F1 não está funcionando"

Presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo novamente manifestou seu repúdio quanto aos caminhos que a F1 vem tomando e criticou os dirigentes. "A F1 não está funcionando", disse

Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, voltou a expressar seu descontentamento com os caminhos que a F1 vem tomando. O dirigente novamente se mostrou insatisfeito com os regulamentos e deu a entender que a marca italiana pode, sim, voltar seus olhos para as competições de longa duração.

Entende-se que a empresa vermelha prepara um grande anúncio para esse sábado (14), antes das 24 Horas de Le Mans, prova em que Fernando Alonso, hoje o principal piloto ferrarista na F1, vai sinalizar a largada. A manobra, segundo a mídia europeia, é a forma que Montezemolo encontrou para mandar um sinal ao órgão que rege o esporte em todo o mundo.

"A F1 não está funcionando", disse o dirigente. "Está em declínio porque a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) esqueceu que as pessoas assistem às provas para ter alguma emoção. Ninguém vê corrida pela eficiência, por favor", completou o executivo.

Luca di Montezemolo voltou a criticar os dirigentes da F1 (Foto: Getty Images)

As discussões entre a Ferrari e a FIA são constantes. E a batalha atual é por causa do regulamento de 2014, que procura abranger cada vez sistemas de energias renováveis, além da busca constante por reduzir os gastos da categoria. A grande crítica de Montezemolo é com relação às restrições técnicas no desenvolvimento dos carros e dos motores.

"Nós não podemos tocar no motor", questionou o italiano. "As pessoas acompanham as corridas para se divertirem. Ninguém quer saber de ver os pilotos tendo de economizar combustível. Eles querem vê-los disputarem as posições. É um esporte, sim, mas também é um espetáculo", acrescentou.

Sobre uma eventual mudança de categoria, o presidente da mais tradicional equipe da F1 disse que a Ferrari não possui condições de correr no Mundial e também em provas de carros esportivos. "Não é possível", respondeu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.