Por flexibilidade, F1 vai alterar calendário sem aprovação das equipes

Chase Carey, chefe da Fórmula 1, anunciou em nota oficial que a categoria e a FIA poderão mexer no calendário de provas para 2020 sem necessidade de que as equipes concordem. Isso para ajudar na adaptação em um ano complicado após a pandemia de coronavírus

As alterações no calendário da Fórmula 1 para a temporada 2020 não precisarão passar por aprovação das equipes. Foi o que afirmou nesta sexta-feira (20) Chase Carey, o chefe da categoria, em nota oficial.

Segundo o dirigente, o objetivo de F1 e FIA é, com isso, conseguir maior flexibilidade em ajeitar um calendário já prejudicado pela pandemia de coronavírus, com dois GPs cancelados (Australia e Mônaco) e diversos adiados, como China, Holanda e Espanha.

Chase Carrey (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Paddockast #53
TÉO JOSÉ – O HOMEM QUE 'NÃO PERDE MAIS'

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

"Neste momento excepcional e após diversos adiamentos de corridas, e com a unânime decisão de mudar as férias para março e abril, nós e a FIA discutimos com as equipes a necessidade de uma flexibilidade extra para acomodar a temporada assim que a situação do COVID-19 melhorar", diz Carey em nota.

"Na reunião, houve apoio total para os planos de remarcar o maior número de GPs o possível assim que for seguro para tal. A F1 e a FIA trabalharão agora em finalizar um calendário revisado para 2020 e vamos nos consultar com as equipes – mas, como concordado em reunião, o novo calendário não necessiatará de provação formal. Isso nos dará a flexibilidade necessária para começar a temporada no momento certo", concluiu.

No momento, a primeira prova no calendário é a de Baku, o GP do Azerbaijão, que segue marcada para o dia 7 de junho.

Outra mudança importante foi o adiamento do novo regulamento da categoria – antes previsto para 2021, só será oficializado a partir de 2022. O teto orçamentário, porém, já entra em vigor no próximo ano.

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.