Pirelli se exime de culpa por possíveis problemas com pneus da F1 em 2017: “Só fazemos o que nos pedem”

A Pirelli fez pneus mais largos e duráveis para a temporada 2017. Justamente o que foi solicitado. Portanto, fica o aviso de Paul Hembery, chefe da marca: caso as coisas não funcionem, a culpa não é dos italianos

Ninguém sabe ao certo se os novos pneus da F1, mais largos, vão trazer o resultado esperado. É bem verdade que, com mais aderência, os tempos de volta devem despencar. Mas isso não necessariamente significa corridas melhores em 2017. Essa possibilidade leva a Pirelli a deixar claro que não tem culpa caso as coisas não funcionem como se esperava.
 
“Você não consegue agradar todo mundo. Só dá para ir em uma de duas direções”, disse Paul Hembery, chefe de automobilismo da Pirelli. “No começo fizemos algo que foi pedido [pneus com alto desgaste], depois pediram para ir em outra direção. Só fazemos o que o esporte nos pede. Só pedimos que eles nos digam o que querem”, seguiu.
 
“Não faz sentido reclamar que estamos entregando o que pediram para entregar. O esporte está indo em outra direção e, se funcionar como as pessoas esperam, devemos ter boas corridas”, apontou.
Os pneus de 2017 (Foto: Reprodução/Pirelli)
Depois de uma era de pneus com desgaste muito alto – em que a Pirelli foi muito criticada –, a expectativa passa a ser exatamente a oposta. Seguindo tendência já observada em 2015 e 2016, a borracha deve durar mais. Consequentemente, a estratégia de pneus passa a ser um fator menos decisivo nas corridas.
 
“Vamos ter menos pits, isso é consequência de ter menos desgaste. Você vem aos boxes ou por perda de ritmo, ou por desgaste. Estamos reduzindo os dois. Vamos ter bem mais corridas com só uma parada. Mas se os pacotes aerodinâmicos funcionarem e os carros ficarem próximos, além de os pneus não superaquecerem, os pilotos vão conseguir forçar mais o carro. Isso nos deixa numa situação em que as ultrapassagens melhoram”, concluiu.
 
A temporada 2017 da F1 começa em 26 de março, com o GP da Austrália.
 
PADDOCK GP #65 RECEBE PIPO DERANI E FAZ PRÉVIA DO eP DA ARGENTINA DE F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.