Pirelli diz que aceitaria guerra de pneus na F1, mas se preocupa com gastos: “Não seria a direção certa”

A Pirelli não mostrou preocupação caso uma nova 'guerra de pneus' comece na F1. A fornecedora, hoje única na categoria, afirmou estar preparada caso concorrentes retornem ao certame, mas ressaltou que isso pode causar um aumento nos gastos das equipes

A Pirelli afastou qualquer preocupação caso a F1 protagonize uma guerra de pneus nas temporadas futuras. Mario Isola, gerente de corridas da fornecedora, afirmou que a marca está pronta para qualquer situação.
 
Desde o início da temporada de 2011, a fábrica italiana tem sido a única a fornecer as borrachas para as equipes. A última vez que a categoria teve duas fornecedoras foi em 2006, com Michelin e Bridgestone competindo entre si.
 
“Caso decidam voltar para essa situação, como dissemos no passado, estamos prontos para encarar esse novo desafio. É novo, pois se você é o único fornecedor tem alguns objetivos. Você fornece o mesmo pneu para todos, então você pode ter um pneu com grande degradação, com diferentes objetivos”, falou.
Os pneus Pirelli Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

“Caso esteja em uma competição com nosso fornecedor de pneus, o objetivo é apenas o desempenho, está claro. É como para as equipes. Seu objetivo é segurança, com certeza, mas segurança é uma meta, sempre vai estar lá, sempre é uma prioridade, mas após isso é apenas performance”, completou.
 

Isola ainda ressaltou que com mais de uma marca provendo pneus para as equipes, isso gera maiores gastos, o que vai de encontro com a filosofia de cortar custos da F1. “A direção da F1 é ter um fornecedor. Obviamente, o que está mudando rapidamente, mas ter apenas um fornecedor corta gastos para todos”, falou.
 
“Se você introduz, mais uma vez, o que eles chamam de ‘guerra de pneus’, ou vários fornecedores, você precisa considerar que no passado foi necessário ter testes adicionais, o que significa mais gastos. Caso queiram poupar gastos, essa provavelmente não é direção certa”, encerrou.
 
A F1 vai passar por uma grande mudança em seu regulamento técnico, com os pneus sofrendo alterações. Além de passarem a ter 18”, serão banidos os cobertores que tinham a função de aquecer as borrachas na saída dos boxes e grid.
 
Recentemente, surgiu a notícia de que a Michelin estaria estudando um possível retorno à F1 de olho nas mudanças que acontecerão nas próximas temporadas.
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