Piloto do Red Bull Junior Team, Sainz Jr. diz que negocia com Caterham para estrear na F1 ainda em 2014

Tentando convencer os comandantes da Red Bull de que merece um lugar na Toro Rosso, o espanhol Carlos Sainz Jr. disse que conversa com a Caterham para arranjar uma vaga no grid da F1 ainda nesta temporada. Dirigentes rubro-taurinos estão envolvidos no negócio, segundo Sainz

Carlos Sainz Jr. está disposto a estrear na F1 ainda em 2014. Para isso, tenta arranjar um cockpit na última colocada do Mundial de Construtores, a Caterham. O objetivo é adquirir experiência e convencer os chefes da Red Bull de que merece receber a oportunidade de avançar mais um estágio no programa de desenvolvimento de pilotos da empresa de bebidas energéticas e virar titular da Toro Rosso no futuro.

Atualmente na World Series, o filho do piloto espanhol de rali Carlos Sainz concorre com o português António Félix da Costa — do DTM — pela oportunidade. Não há nada oficial neste sentido, mas como nenhum piloto correu por mais de três anos na equipe B da Red Bull, imagina-se que Jean-Éric Vergne não vai seguir por lá no próximo campeonato.

“É verdade que houve conversas e falamos com eles, mas não há nada confirmado”, afirmou o espanhol de 19 anos ao diário esportivo ‘As’.

“Isso não me afeta porque o meu objetivo segue sendo o mesmo: estar na Toro Rosso no futuro. Se, para conquistar isso, tenho que ir para a Caterham antes, então o farei com muito prazer. Correr uma corrida ainda neste ano é uma possibilidade real, mas é a Red Bull que decide isso. Tanto eles como a Caterham também devem ter benefícios e ficarem convencidos com o acordo”, explicou.

Carlos Sainz Jr. é o líder do campeonato da World Series (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

Os titulares da Caterham na F1 2014 são Marcus Ericsson e Kamui Kobayashi, e a equipe acabou de passar por uma mudança de donos: saiu Tony Fernandes para a chegada de um consórcio de investidores suíços e árabes representados por Christijan Albers e Colin Kolles.

Caso exista um acordo entre a Red Bull e a Caterham, contudo, Sainz não abandonará a temporada da World Series. Nenhuma etapa das categorias coincide e ele lidera o campeonato de base. “Tenho uma grande oportunidade de ganhar a World Series e estou emocionado por poder ser o primeiro piloto da Red Bull a conseguir isso. Quero terminar essa temporada aconteça o que acontecer”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.