Pérez e Ocon destacam dificuldade com calor e umidade de Singapura, mas exaltam “uma das melhores corridas”

Dupla da Force India destacou a dificuldade de correr em Marina Bay por conta do forte calor e da umidade. Ainda assim, Sergio Pérez e Esteban Ocon elogiaram e classificaram a prova de Singapura como uma das melhores da temporada

A F1 desembarca em Singapura neste fim de semana para a 14ª etapa da temporada 2017. Às vésperas da prova em Marina Bay, Sergio Pérez e Esteban Ocon elogiaram a corrida, mas sublinharam as dificuldades físicas de correr no estado insular do sudeste asiático.

 
Mais experiente entre os pilotos da Force India, o mexicano lembrou que a prova deste fim de semana é uma das mais duras da temporada, mas garantiu que está preparado para os desafios de um país de clima equatorial.
Sergio Pérez destacou que qualquer erro em Singapura pode sair bem caro (Foto: Force India)
“Singapura é, definitivamente, uma das corridas mais duras da temporada”, disse Pérez. “É muito quente e úmido, um verdadeiro teste para o piloto, mas estou preparado para correr no calor. Às vezes, você se sente realmente desconfortável no carro e você só quer que a corrida termine o quanto antes. É difícil respirar, você transpira bastante e o suor cai nos olhos. Mas ainda é uma noite especial e uma das melhores corridas do ano”, continuou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Com dois sétimos lugares como melhor resultado em suas seis participações no GP de Singapura ― em 2014 e 2015 ―, Pérez mira manter sua sequência de provas na zona de pontuação em Marina Bay, mas sabe que qualquer erro pode ser fatal.
 
“Pontuei todas as vezes que corri em Singapura e espero que possa ampliar meu recorde”, afirmou. “É difícil destacar uma única curva em Marina Bay, porque eu realmente gosto de todas elas. Amo circuitos de rua no geral e esta é uma volta especial. Não há espaço para erro ― o muro está muito próximo. Um erro, e você está fora”, ressaltou.
 
“Nosso objetivo é, obviamente pontuar em Singapura e em todas as corridas seguintes”, avisou. “A temporada pode estar chegando ao fim, mas ainda temos corridas muito importantes pela frente e queremos ter certeza de que faremos nosso melhor para mantermos a quarta posição no campeonato”, completou.
 
Com apenas uma corrida em Singapura no currículo, Ocon também falou com animação sobre a prova, mas acompanhou Pérez ao destacar as exigências físicas da disputa.
 
“Tem algo especial em Singapura”, começou Ocon. “Você corre sob as luzes e a atmosfera é única: parece realmente glamoroso e todos os fãs e convidados estão festejando de noite ao longo da corrida”, continuou. 
 
“Por outro lado, é fisicamente muito difícil. É quente e muito úmido, e você perde muitos fluídos quando está guiando”, apontou. “É um daqueles lugares onde tudo precisa estar perfeito com o carro, porque você sofre muito se não está na posição certa ou se tem algo errado com o seu banco. Você tenta se preparar o melhor que pode para dias assim. Você treina em lugares quentes e tenta maximizar a performance do seu corpo”, frisou.
 
Apesar das dificuldades, Esteban sublinhou seu apreço pelo cronograma para prova, já que pode dormir por longos períodos.
Esteban Ocon lembrou que o cronograma de Singapura lhe permite dormir por longos períodos (Foto: Beto Issa)
“O cronograma estranho não me afeta. Gosto que mantemos os horários europeus: acordamos tarde, os dias são mais curtos e você pode dormir bastante”, comentou. “É o meu cronograma de fim de semana preferido: eu sou do tipo que dorme bastante e em Singapura posso ter minhas 12 horas por noite!”, contou.
 
Por fim, Ocon apontou como trecho favorito de Singapura o setor sinuoso no meio da volta.
 
“A volta tem alguns setores realmente interessantes. Para um circuito de rua, é muito rápido, mas a minha parte favorita é o trecho sinuoso no meio da volta, onde você fica o tempo todo bem perto do muro”, relatou. “Têm muitos prédios bonitos próximos da pista e quando eles estão todos iluminados a noite, o lugar parece muito bonito”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.