Para resolver confusão, FIA opta por ‘devolver’ ficha de desenvolvimento da Honda após uso inadequado

A Honda aplicou duas fichas de desenvolvimento no GP da Malásia, mas só foi descobrir depois que não havia necessidade de gastar uma delas. Assim, a FIA deu uma colher de chá, devolvendo uma das fichas

Talvez a Honda nem contasse com isso, mas ganhou uma ficha de desenvolvimento da FIA. A marca japonesa havia usado dois ‘tokens’ no GP da Malásia, mas acabou sendo notificada de que um destes havia sido gasto onde não devia. Assim, a federação devolveu a ficha, que serve como uma moeda de troca para atualizações nos carros da F1.
 
“Nós havíamos confirmado com a FIA uma atualização de duas fichas na Malásia, uma para o motor e outra para o exaustor”, disse um porta-voz da montadora. “Mas a FIA nos procurou na Malásia para avisar que a atualização do motor tinha a ver com confiabilidade, então não era necessário usar fichas para isso”, seguiu.
A Honda cometeu um erro com suas fichas de desenvolvimento (Foto: McLaren)
A confusão significa que a atualização do motor só pôde se confirmar no GP do Japão, e não no da Malásia.
 
“A FIA só aceitou o uso de uma ficha e pediu que submetêssemos a mudança no motor sem o uso de ficha neste fim de semana. A confirmação final veio neste final de semana”, continuou.
 
Mesmo com uma atualização retardada, não dá para dizer que a McLaren está fazendo feio na F1 em 2016. Após um 2015 horrível, a equipe parece estar se acertando, com um carro cada vez mais veloz.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.