Piastri vocifera contra volta deletada e lamenta 7º lugar “constrangedor” na Áustria

Muito próximo de garantir mais um top-3 no grid de largada para a corrida de domingo (30), Oscar Piastri viu sua volta mais rápida ser deletada e terá de sair apenas do sétimo posto no GP da Áustria

Oscar Piastri esperava terminar entre os três primeiros e largar logo atrás de Max Verstappen, pole-position, e Lando Norris, que dividem mais uma vez a primeira fila na Áustria, mas o australiano acabou vendo a sua volta mais rápida — 1min04s786 — ser deletada pelos comissários da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) por causa de uma infração aos limites de pista e, por isso, terá de largar apenas em sétimo. O piloto de Melbourne classificou seu dia como “constrangedor”.

No fim, o melhor giro do #81 ficou sendo 1min05s048, 0s734 atrás do tempo do piloto da Red Bull e 0s330 da marca do seu companheiro de equipe. Revoltado com a decisão da direção de prova, Piastri esbravejou contra as mudanças que foram feitas no circuito ao longo das últimas semanas para evitar problemas com os limites de pista.

“Para mim é constrangedor”, vociferou Oscar em entrevista à emissora britânica Sky Sports. “Fizemos todo esse trabalho para definir os limites de pista, colocamos brita em alguns lugares e eu nem saí da pista. Fiquei na pista. Foi provavelmente minha melhor curva 6 e ela foi deletada”, continuou o pupilo de Mark Webber.

“Não sei por que eles gastaram centenas de milhares tentando mudar as duas últimas curvas quando ainda há outras curvas que devem ser modificadas. Mas, de qualquer forma, todos os outros se mantiveram dentro do limite, eu não. É assim que acontece”, lamentou.

Momento em que Oscar Piastri infringiu os limites de pista (Vídeo: F1)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Verstappen vence duelo contra McLaren e leva corrida sprint na Áustria

Logo em seguida, o comandado de Andrea Stella foi solicitado a dar mais explicações sobre o ocorrido e por que, na visão dele, o dia foi “constrangedor”. “Foi, provavelmente, a melhor curva 6 que fiz. Cheguei até o limite da pista, acho que é isso que todo mundo quer ver. Mais uma vez, gastamos muito esforço tentando nos livrar desses problemas. Não há razão para que esta curva seja um problema para os limites de pista, especialmente quando você permanece na pista, como eu fiz, e não na brita”, destacou.

“Então, sim, por ser o único com quem isso tenha acontecido, provavelmente estou falando mais sobre o assunto do que os outros, mas acho constrangedor que nós estejamos indo até o limite do que podemos e um centímetro a mais e, pronto, estou na brita e arruinei minha volta — e ela é deletada”, finalizou Piastri.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Áustria de Fórmula 1 e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificações, além de antes e depois das corridas. No domingo (30), os pilotos disputam a corrida no Red Bull Ring a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.