De Vries lamenta batida na classificação em Baku, mas jura: “Não sei o que aconteceu”

Nyck de Vries bateu nos primeiros minutos do Q1 e abandonou rapidamente a classificação do GP do Azerbaijão. Assim, larga em último

De Vries errou e foi direto na barreira de proteção na classificação do Azerbaijão (Vídeo: F1TV)

Se o dia de Nyck de Vries começou promissor com final entre os seis mais rápidos do treino livre e uma AlphaTauri aparentemente na melhor versão dela em 2023, a classificação apresentou outro cenário. Na tomada de tempos desta sexta-feira (28), que definiu o grid de largada para o GP do Azerbaijão, De Vries bateu e nem sequer sabe o que houve.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Aconteceu após pouco menos de oito minutos no Q1. De Vries mal começou a contornar a curva três e foi reto na barreira de proteção do lado oposto. Além de destruir a frente do carro, massacrou a barreira naquele ponto e forçou uma bandeira vermelha que ficou por ali por 13 minutos.

“É certamente decepcionante. O carro e o pacote parecem realmente competitivos neste fim de semana: tivemos um bom treino livre, então esperávamos sermos capazes de capitalizar. Infelizmente, acabou prematuramente no Q1 e não pudemos capitalizar no desempenho que parecíamos ter”, afirmou.

Nyck De Vries abandonou a classificação de Baku após destruir sua AlphaTauri (Foto: Reprodução/F1)

Pior ainda para De Vries: como os fiscais se concentraram em fazer outra coisa, o holandês entrou num dos carros da organização para esperar a carona de volta ao pit-lane, mas ficou por ali até o fim da atividade. Ainda não conseguiu entender, portanto, o que a equipe acredita ter acontecido.

O que o estreante de 2023 lembrou, contudo, foi que a AlphaTauri teve um problema com o sistema brake-by-wire dos freios antes da classificação começar.

“Honestamente, não sei o que aconteceu [na batida]. Creio que os problemas que tivemos antes da classificação foram óbvios, mas não quero tirar conclusões sem ver o que aconteceu”, colocou.

“Amanhã é um novo dia, então vamos tentar capitalizar nossa performance. Não quero criar suspeitas por enquanto. Esperei uma hora ou mais do lado de fora da pista, então, antes de tirar conclusões, quero ver o que aconteceu”, encerrou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1. No sábado, a classificação curta começa às 5h30 (de Brasília, GMT-3), com a corrida sprint também às 10h. No domingo, a largada está marcada para as 8h.

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO AZERBAIJÃO DE F1 | BRIEFING
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.