Novo calendário da FIA para temporada 2015 da F1 revela ausência do GP da Coreia do Sul e 20 etapas
Depois da reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA, realizada no início deste mês, o calendário para a temporada 2015 da F1 foi revisado. Nesta nova versão, o GP da Coreia do Sul foi limado, deixando a temporada com 20 etapas, apesar de o documento falar em 21 corridas. A prova brasileira está marcada para 15 de novembro
Logo depois da reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA, realizada neste início deste mês, no Catar, a entidade máxima apresentou o calendário para a temporada 2015 da F1 com a presença do GP da Coreia do Sul, o que deixou o campeonato com 21 etapas. Agora, nos últimos dias de 2014, uma nova versão foi publicada no site da federação. No documento, a prova sul-coreana foi limada para o próximo ano.
No calendário mostrado nos primeiros dias de dezembro, a corrida da Coreia foi colocada no dia 3 de maio, acrescida com um asterisco de "sujeita à confirmação".
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De fato, a presença da prova em Yeongam causou estranheza, até mesmo entre os organizadores da corrida. Dias depois, Bernie Ecclestone afirmou que a inclusão dos coreanos foi feita devido a “questões legais”. Como havia um contrato com os organizadores locais, é preciso reservar uma data mesmo que a corrida não venha a acontecer, de acordo com o inglês.
Apesar da ausência da Coreia do Sul, a data não está totalmente descartada, segundo a imprensa europeia. O documento emitido da FIA ainda fala em 21 etapas para 2015, embora mostre 20. E isso pode provocar uma alteração nas regras do uso de motores.
Entende-se que a prova coreana era apenas uma manobra para ampliar para cinco o número de unidades permitidas por ano na F1. De acordo com os regulamentos para 2015, cada piloto pode usar apenas quatro motores por temporada, mas desde que o calendário não exceda 20 corridas.
O artigo 28.4 do Regulamento Esportivo da F1 afirma que "os pilotos estão limitados a quatro unidades para a temporada". Mas, em seguida, vem a ressalva: "Este número será aumentado para cinco se o número de eventos do campeonato, como previsto originalmente, for superior a 20".
De qualquer forma, o calendário da maneira que está no momento apresenta 20 etapas, sendo que abertura do campeonato acontece no dia 15 de março, em Melbourne, na Austrália. O GP do Brasil está marcado para 15 de novembro, em Interlagos, enquanto a prova final será disputada novamente em Abu Dhabi, no dia 29 de novembro. Nenhuma prova veio com asterisco.
Confira o calendário 2015 da F1:
15/3 | GP da Austrália | Melbourne |
29/3 | GP da Malásia | Kuala Lumpur |
12/4 | GP da China | Xangai |
19/4 | GP do Bahrein | Sakhir |
10/5 | GP da Espanha | Barcelona |
24/5 | GP de Mônaco | Monte Carlo |
7/6 | GP do Canadá | Montreal |
21/6 | GP da Áustria | Spielberg |
5/7 | GP da Inglaterra | Silverstone |
19/7 | GP da Alemanha | Hockenheim |
26/7 | GP da Hungria | Hungaroring |
23/8 | GP da Bélgica | Spa-Francorchamps |
6/9 | GP da Itália | Monza |
20/9 | GP de Cingapura | Cingapura |
27/9 | GP do Japão | Suzuka |
11/10 | GP da Rússia | Sochi |
25/10 | GP dos Estados Unidos | Austin |
1/11 | GP do México | Cidade do México |
15/11 | GP do Brasil | Interlagos |
29/11 | GP de Abu Dhabi | Abu Dhabi |
E assim, como num passe de mágica, 2014 passou. Foi rápido mesmo. Se Vettel decepcionou, a Mercedes dominou e o medo de acidentes fatais voltou à F1; se a Ganassi não correspondeu e Will Power fez chegar o dia que parecia inalcançável; se Márquez deu mais um passou para construir uma dinastia; se Rubens Barrichello viveu sua redenção, tudo isso é sinal das marcas de 2014 no automobilismo. Para encerrar e reforçar o que aconteceu no ano, a REVISTA WARM UP volta a eleger os melhores do ano.