Newey admite que RB10, carro da Red Bull para temporada 2014, é “feio, infelizmente”

Projetista da equipe austríaca disse que a parte estética não é o ponto forte do modelo para o próximo ano. Preocupação maior de Newey está nos novos motores, que ele considera “os mais complexos” que ele já viu em toda a carreira

A cobertura completa do GP do Japão de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da sexta-feira da F1 em Suzuka
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Adrian Newey, projetista da Red Bull, revelou que o RB10, carro da equipe austríaca para a próxima temporada da F1, não é bonito, além de demonstrar outras preocupações relacionadas às novidades do regulamento técnico para 2014.

“O novo carro da Red Bull é feio, infelizmente”, admitiu Newey, responsável pelos carros vencedores da Williams no início dos anos 90 e que depois seguiu para a McLaren – onde criou os projetos que deram o bicampeonato a Mika Häkkinen em 1998 e 1999 –, antes de desmbarcar no time de Milton Keynes, em 2006.

Newey admitiu que o RB10, carro da Red Bull para 2014, não é um primor de beleza (Foto: Getty Images)

A razão para a ‘feiura’ do carro do próximo ano, segundo o projetista, está no regulamento técnico, no qual há restrições aerodinâmicas que levaram os desenhistas a um bico com um sobressalto no meio da estrutura.

Mas a maior preocupação do engenheiro não está na parte estética dos carros. O inglês admitiu que os novos motores são “os mais complexos” que ele já viu. Alain Prost, embaixador da Renault, concorda e acrescenta que as equipes podem encontrar neste aspecto um problema.

“Temos três fabricantes de motores [Renault, Mercedes e Ferrari], e nenhum deles está otimista. A confiabilidade é o grande desafio no momento, para ser sincero”, reconhece o ex-piloto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.