“Não haverá problemas entre eles”: Ferrari minimiza nova polêmica entre Vettel e Leclerc

Chefe da Ferrari, Mattia Binotto revelou que ficou surpreso com a grande largada de Sebastian Vettel na Rússia. “Isso mudou a situação”, comentou o ítalo-suíço ao falar sobre o acordo prévio entre o alemão e Charles Leclerc. Apesar das insistentes reclamações do monegasco, o dirigente declarou que não há problemas entre os dois pilotos. A maior queixa foi a respeito da falha no motor que tirou a chance de vitória em Sóchi: “Para vencer precisamos ser perfeitos e hoje não fomos”

O GP da Rússia deste domingo (29) escreveu mais um capítulo na história de uma relação que se desenha cada vez mais conflituosa. Entretanto, para Mattia Binotto, chefe da Ferrari, "não haverá problemas" entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel. A escuderia italiana lançou mão de uma estratégia polêmica na largada ao inverter as posições dos pilotos com a intenção de deixar Lewis Hamilton para trás. Mas o grande início de prova de Vettel surpreendeu até a cúpula da equipe.
 
“Pedimos a Leclerc que desse o vácuo a Vettel, era a melhor forma de nos posicionarmos em primeiro e segundo. Mas acabou sendo natural porque Vettel já havia passado Hamilton na largada. Mas ele pegou o caminho sozinho, não é justo dizer que Leclerc o puxou”, declarou Binotto. 
 
“Isso mudou a situação. Vettel era mais rápido. Retardamos o pit-stop de Seb para ele seguir o máximo possível na pista”, justificou o dirigente da Ferrari, explicando o motivo de ter deixado o alemão por mais tempo antes de fazer o pit-stop para que Leclerc voltasse à frente.
Sebastian Vettel e Charles Leclerc (Foto: AFP)

Questionado sobre o relacionamento entre seus pilotos, Binotto foi direto. “Não haverá problemas entre eles”.

 
Sobre a forma como a Ferrari perdeu a chance de marcar um bom resultado com Vettel, o chefe da Ferrari elogiou o trabalho do alemão, mas lamentou pela falta de confiabilidade da Ferrari.
 
“Estou muito feliz por ele. Seu ponto forte é a corrida e hoje ele mostrou isso. Ele teve um ótimo ritmo com 4s à frente de Leclerc. Mas a amargura é grande, para vencer precisamos ser perfeitos e hoje não fomos. Houve um problema com a unidade de potência e temos de entender. Pedimos a Vettel que parasse imediatamente por motivos de segurança”, explicou.
 
“Nesse ano pecamos um pouco em confiabilidade. Encontramos problemas com a unidade de potência e agora temos de entender quais são as causas. Pela telemetria, notamos uma anomalia no isolamento do motor. Não poderíamos ter feito o contrário, a segurança dos pilotos vem em primeiro lugar”, continuou.
 
Por fim, quando questionado sobre o pit-stop extra feito por Leclerc, cenário que o moveu de segundo para terceiro, o colocando atrás de Valtteri Bottas, Binotto explicou que foi uma aposta da Ferrari. “Com o pneu médio, provavelmente ele teria mantido a posição sobre Bottas. Leclerc gosta de atacar, apostamos e foi assim”, concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.