carregando
F1

Na TV, Red Bull encerra novela e anuncia promoção de Ricciardo ao lugar de Webber em 2014

Sebastian Vettel continuará tendo um australiano como companheiro de equipe na Red Bull: o time anunciou, nesta segunda-feira (2), que Daniel Ricciardo foi promovido da Toro Rosso e pilotará ao lado do alemão em 2014, confirmando as expectativas criadas nas últimas semanas

Warm Up / RENAN DO COUTO, de São Paulo

Pouco mais de dois meses depois de Mark Webber anunciar que deixará a F1 no fim deste ano, a Red Bull confirmou o nome do substituto do australiano na equipe. E é, como os rumores indicavam há algumas semanas, outro australiano quem assumirá o lugar de Webber: Daniel Ricciardo.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2) pelo consultor do time, o ex-piloto Helmut Marko, na emissora austríaca Servus TV – que é controlada pela Red Bull. Tratou-se do último capítulo da novela que envolveu também os nomes dos campeões mundiais Kimi Räikkönen e Fernando Alonso.
Helmut Marko e Daniel Ricciardo anunciaram na TV os planos da Red Bull para 2014 (Foto: Reprodução)

Ricciardo: "É o próximo passo, mas não é o último passo"
Horner: "Escolha por Ricciardo era a mais lógica"
icone_TV Video: 'o cara para 2014', Ricciardo assume lugar de Webber


Em uma super produção, o piloto de 24 anos chegou em um carro da marca Infiniti, patrocinadora da Red Bull, aos estúdios da Servus TV. Ele desceu pela porta traseira esquerda do modelo e mostrou um sorriso ainda maior do que o que costuma carregar nos paddocks da F1.

Ricciardo estreou na F1 na metade de 2011, colocado pela Red Bull na HRT. Em 2012, passou a competir pela Toro Rosso ao lado do francês Jean-Éric Vergne. Embora tenha conquistado resultados ligeiramente inferiores aos do gaulês, ele convenceu a cúpula da escuderia de que merecia mais a chance de subir para o time principal.

Essa preferência por Ricciardo em relação a Vergne ficou evidente quando o australiano foi escolhido para participar dos testes realizados em julho, em Silverstone, com o RB9. E Daniel aproveitou bem a oportunidade, segundo afirmou o próprio chefe da equipe, Christian Horner, à época.

Em 42 GPs na elite do automobilismo mundial, o piloto somou 22 pontos e tem como melhor resultado um sétimo lugar no GP da China deste ano. Em classificações, o grande feito dele foi a quinta colocação no grid do GP da Inglaterra de 2013.

Depois de Sebastian Vettel, Ricciardo é o primeiro piloto que fez parte do Red Bull Junior Team a ser promovido ao time principal da marca de bebidas energéticas na F1. Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi tiveram três temporadas para mostrar potencial na Toro Rosso, contudo, não apresentaram o suficiente para fazer a cabeça dos dirigentes.

Webber estava na equipe baseada em Milton Keynes desde 2007, quando deixou a Williams. Ele chegou ao time para ser companheiro de David Coulthard. Em seis temporadas e meia até aqui, venceu nove corridas, cravou 11 pole-positions e teve como melhores resultados no Mundial de Pilotos os terceiros lugares de 2010 e 2011.