Na miúda, Sauber usa últimas horas antes de julgamento para fechar acordo com Van der Garde e correr na Austrália

A Sauber virou a noite e usa as horas da manhã que antecedem o julgamento na Corte de Victoria para apertar as mãos de Giedo van der Garde e se livrar daquele que já é o maior vexame de sua história. Às 19h30 (de Brasília), o júri volta a se reunir para definir o caso que Giedo van der Garde moveu para garantir sua vaga na equipe. Se conseguir um acordo com o holandês, a Sauber deixa Felipe Nasr tranquilo

Já é sábado (14) na Austrália, e a Sauber se movimenta rapidamente e na miúda para garantir sua participação no GP da Austrália sem percalços. Membros da cúpula da equipe e os advogados estiveram reunidos durante a noite com o lado de Giedo van der Garde e seguem as conversas nestas horas da manhã para evitar que o pior lhe aconteça no julgamento final que está marcado para as 9h30 locais (19h30 desta sexta em Brasília).

Com discrição e sem levantar alarde, a Sauber tem pouco tempo para convencer Van der Garde a não levar o caso para a Corte de Victoria e ver, em caso extremo, o confisco dos itens da equipe e até mesmo a prisão de Monisha Kaltenborn.

Dentro da pista, a Sauber continua tentando se manter afastada da confusão em que se meteu com o processo movido por Van der Garde na Justiça australiana. O holandês reivindica judicialmente uma vaga de titular no time para 2015, em virtude de um acordo assinado ainda no ano passado, quando era reserva da esquadra. 

Giedo van der Garde conversa com funcionário da Sauber nos boxes (Foto: Getty Images)
Van der Garde já venceu a batalha, mas ainda aguarda uma decisão sobre a ação que visa garantir o cumprimento do veredicto da Suprema Corte do estado de Victoria. Apesar de toda a repercussão do caso, a equipe parece alheia e, na nota enviada à imprensa, depois dos treinos livres desta sexta-feira em Melbourne, sequer citou o fato ou explicou a razão para ter ficado de fora da primeira sessão.
 
O mesmo procedimento se deu com os pilotos. A dupla foi à pista somente no TL2, sendo que Felipe Nasr se saiu melhor e terminou a atividade com o 11º tempo, com a marca de 1min30s755. Foi a primeira vez que o brasileiro participou como titular de um treino oficial da F1.
 
 Ao falar da experiência, Nasr disse que dedicou grande parte de seu tempo para se adaptar ao circuito do Albert Park. "A segunda sessão de treinos livres foi muito importante para nós", disse o piloto de 22 anos. 
 
"Como era a minha primeira vez nesta pista, eu tive de ir aprendendo o circuito, mas, no geral, estou satisfeito", completou. "Fomos capazes de ver como o carro reagia em determinadas situações e coletamos muitos dados. Tanto do meu lado quanto do carro, ainda temos muito que fazer", acrescentou Felipe.
Felipe Nasr em Melbourne para estrear na F1 (Foto: Getty Images)
Marcus Ericsson teve o mesmo comportamento e foi ainda mais sucinto ao comentar seu desempenho e o 15º tempo do dia. "Foi um bom dia, uma pena só pelo problema mecânico que me obrigou a perder parte da sessão", disse o sueco.
 
Na coletiva de imprensa da FIA, também nesta sexta, a diretora-executiva Monisha Kaltenborn esteve presente e foi questionada sobre o porquê de o time ter andado apenas no TL2. Ela se limitou a dizer que não podia comentar.
F1 MORNA DENTRO,
BEM QUENTE FORA

O primeiro dia de treinos livres do GP da Austrália não despertou a atenção que deveria por ser uma estreia de temporada. As situações que ocorreram na pista de Albert Park em si acabaram ofuscados pela dimensão que o 'caso Van der Garde' alcançou e até mesmo pelo lançamento que a F1 fez de suas novas ferramentas digitais — e que geraram reclamação do público que tentava entender o que se passava nos TLs.

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.