Na Garagem: Vettel e Webber batem na Turquia. Hamilton e Button, quase

O GP da Turquia foi uma das grandes corridas da temporada 2010, talvez a melhor. A prova teve duas grandes disputas entre companheiros de equipes, uma delas terminando em contato

O campeonato de 2010 foi o único na história da F1 que teve quatro pilotos chegando à última corrida com chances de título. Até a corrida anterior, no Brasil, eram cinco os que ainda sonhavam matematicamente com o caneco. E a disputa era intensa já na primeira metade do ano.

 
No domingo das 500 Milhas de Indianápolis, não era em Mônaco que a F1 estava, mas do outro lado do Estreito de Bósforo. 
 
Na chegada à Turquia, a classificação do Mundial tinha Mark Webber e Sebastian Vettel empatados na liderança com 78 pontos. Depois vinham Fernando Alonso (75) e Jenson Button (70). Lewis Hamilton estava só em sexto lugar, atrás de Felipe Massa e empatado com Robert Kubica nos 59 pontos.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

E foi Webber quem fez a pole em Istambul, com Kubica largando ao seu lado. Vettel e Massa dividiam a segunda fila, com Hamilton aparecendo ao lado de Nico Rosberg e Michael Schumacher dividindo a quarta fila com Button.

 
Hamilton pulou para segundo na largada e atacou Webber por várias, sem conseguir ultrapassá-lo. No primeiro pit-stop, perdeu a posição para Vettel.
 
A briga pela vitória, então, passou a ser entre as duas Red Bull — embora as duas McLaren seguissem bem de perto.
Webber e Vettel batem na Turquia (Foto: Bridgestone Motorsport)
Na volta 40, com Webber já começando a poupar um pouco mais de combustível para chegar ao fim e assegurar a terceira vitória consecutiva, Vettel conseguiu pegar um bom vácuo na reta oposta e tirar de lado. Quando ia completando a manobra, mas querendo voltar para o lado limpo da pista, o alemão fez um movimento para a direita. Webber ainda estava ali e, inevitavelmente, eles colidiram. Foi o fim da prova para Vettel, enquanto Webber conseguiu voltar para terminar no pódio em terceiro e se manter em primeiro no campeonato.

 

“Estou incomodado pelos dois terem se colocado nesta situação. Um dos carros era mais rápido que o outro naquele estádio da corrida, tentou a manobra e foi espremido do lado esquerdo da pista, sem muito espaço. Mas então se moveu para a direita cedo demais. Então, sim, os dois tiveram culpa. Deveriam ter dado mais espaço um ao outro? Sim”, afirmou o chefe Christian Horner. 
 
A liderança sobrou, então, para Hamilton. Só que Button, na volta seguinte, tratou de atacar e fazer uma ultrapassagem no mesmo ponto em que Vettel arriscou. Sua missão foi mais bem sucedida, mas, na reta dos boxes, Hamilton deu o troco.
 
Depois de ver seus pilotos quase se encostarem em três curvas consecutivas, a McLaren entrou no rádio e recomendou que eles economizassem pneus e combustível. Não houve novos ataques, e Hamilton venceu pela primeira vez no ano.
Hamilton e Button fizeram dobradinha no GP da Turquia (Foto: McLaren)
Webber chegou aos 93 pontos após sete etapas, cinco a mais que Button. Hamilton subiu para terceiro, Alonso para quarto e Vettel, que zerou na prova, despencou para quinto. Dali em diante na temporada, apenas estes cinco ocuparam as cinco primeiras posições na tabela de pontuação. 
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.