Na Garagem: tudo dá errado para rivais, e Irvine enfim vence pela 1ª vez na F1

Foi preciso que Michael Schumacher, Mika Häkkinen e David Coulthard tivessem problemas para que Eddie Irvine vencesse pela primeira vez no Mundial de F1. Foi no GP da Austrália de 1999

O norte-irlandês Eddie Irvine foi contratado pela Ferrari junto de Michael Schumacher para a temporada 1996, mas só três anos mais tarde conseguiu subir ao degrau mais alto do pódio. E com tudo dando errado para os rivais.
 
Irvine, que corria com um trevo de quatro folhas pintado na parte de trás do seu capacete, nunca teve tanta sorte na vida.
 
Ele se classificou em quarto para a abertura da temporada 1999, há 17 anos, na Austrália, ao lado de Michael Schumacher.
 
Para o alemão, a vida ficou complicada na hora de partir para a volta de apresentação. Sua Ferrari ficou parada e ele teve de começar dos boxes.
Irvine a caminho da vitória no GP da Austrália de 1999 (Foto: Shell/Ferrari)
Apagadas as luzes, Häkkinen manteve a ponta, e rapidamente ele e Coulthard abriram mais de 10s para Irvine. Até que, na 13ª volta, o escocês entrou nos boxes com problemas de câmbio e abandonou. O finlandês não durou muito mais. Um acidente com Alessandro Zanardi forçou a intervenção do safety-car e, na relargada, o acelerador da McLaren deixou de responder e tirou o dono do carro #1 da corrida.
 
Irvine então assumiu a frente e não largou mais. Na linha de chegada, tinha uma vantagem de 1s026 para Heinz-Harald Frentzen, da Jordan. Ralf Schumacher completou o pódio com a Williams, e Rubens Barrichello se destacou ao chegar em quinto com a Stewart.
 
Foi a primeira das quatro vitórias da carreira de Irvine na F1. Ele estava em sua 82ª corrida. Em 1999, por pouco, o norte-irlandês não se consagrou: ele chegou à última etapa, no Japão, com chance de título, já que a Ferrari passou a priorizá-lo depois do acidente de Michael Schumacher no GP da Inglaterra.

Irvine comemora no pódio a vitória no GP da Austrália de 1999 (Foto: Shell/Ferrari)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.