Na Garagem: Stewart vence 1ª corrida com bandeira vermelha em 1971 no Canadá

Um momento histórico para a F1: era aquela a primeira vez que um GP tinha a bandeira vermelha agitada, indicando o encerramento da disputa. Jackie Stewart venceu, Peterson terminou em segundo e confirmou o vice-campeonato. O estreante Donohue, em grande corrida, terminava em terceiro

Quando a F1 chegou em Mosport, no Canadá, para a disputa da décima etapa do Mundial de F1, o Mundial de Pilotos estava mais do que decidido. Jackie Stewart, da Tyrrell, tinha 51 pontos: mais que o dobro do segundo e terceiro colocados somados – Ronnie Peterson, da March, tinha 23; Jacky Ickx, da Ferrari, tinha 19. Foi o mais dominante dos três títulos dele.
 
A corrida canadense foi a penúltima daquele ano, pois o GP do México, marcado para 24 de outubro, foi cancelado. As reclamações dos pilotos sobre o público, aliadas ao desinteresse dos organizadores do GP asteca após a morte de Pedro Rodríguez, que ocorrera em julho, foram determinantes para a não realização da última prova do ano.
Donohue conseguiu um pódio logo em sua primeira prova na F1 (Foto: Reprodução)
Com o tempo de 1min15s300, Stewart cravou a pole, após dominar as duas sessões de treino. Em segundo lugar, veio Jo Siffert, com a primeira das cinco BRM do grid. Em terceiro, François Cevert, parceiro do escocês na Tyrrell. Emerson Fittipaldi, da Lotus, foi o quarto. Na briga pelo vice, Peterson foi sexto e Ickx, apenas 12o. O estreante Mark Donohue, em bom treino, foi oitavo com a McLaren.
O GP teve seu início atrasado, por conta de um acidente numa prova preliminar – na corrida da F-Ford, uma batida causou a morte de um dos pilotos. Com isso, havia a possibilidade de pouca luz natural ao fim da prova. Para deixar o cenário ainda mais perigoso, uma forte chuva caiu sobre o circuito de Mosport.
Peterson tentou segurar Stewart, mas cedeu à pressão do escocês (Foto: Reprodução)
Na volta de apresentação, a primeira vítima do aguaceiro: o neozelandês Howden Ganley perdeu o controle do carro e se chocou contra o guard-rail, ficando fora da prova. Stewart pulou na frente na largada, seguido por Peterson, Jean-Pierre Beltoise, Donohue, Fittipaldi e Cevert. Graham Hill e Clay Regazzonni foram outras vítimas da chuva no início da prova: o inglês rodou na segunda volta e o suíço deixou a corrida ainda na sétima das 74 voltas previstas. Regazzoni teve sorte de escapar da Ferrari antes do bólido ser consumido pelo fogo.
Stewart aproveitava a pista limpa à sua frente para manter uma liderança segura, enquanto Beltoise e Peterson se engalfinhavam pelo segundo lugar. A briga acabou na 16a volta, quando o francês da Matra teve um acidente. Com isso, o sueco ganhou sossego e pode partir para o ataque contra Stewart, tomando a liderança do escocês já na volta 18.
 
Essa briga duraria até a volta 31, com a dupla passando vários retardatários com apenas 40% da corrida transcorridos. Nesse giro, o escocês retomou a ponta. Peterson ainda reagiu e lutava pela ponta com o rival da Tyrrell, mas um toque no retardatário George Eaton, da BRM, causou danos na sua March. O sueco perdeu rendimento e Stewart, então, abriu muita vantagem na ponta.
Stewart conseguiu superar as adversidades de Mosport (Foto: Reprodução)
Por conta dos problemas de Peterson, a corrida ficou praticamente definida – só um abandono tiraria a 18a vitória de Stewart. Nessa altura, apenas Peterson e Donohue, num surpreendente terceiro lugar em sua corrida de estreia, estavam na mesma volta do líder. Do quarto para baixo, todos haviam tomado uma volta de Stewart.
 
Depois de 47 voltas, a chuva havia diminuído, mas o nevoeiro começou a tomar conta da pista, prejudicando a visibilidade e tornando a corrida ainda mais perigosa. Passadas outras 12 voltas, o circuito inteiro estava encoberto e ficava praticamente sem condições de prova. Na volta 61, mesmo às cegas, o líder fez a melhor volta da prova: 1min44s100.
 
A direção de prova decidiu, então, encerrar a corrida na volta 64, dez giros antes do previsto. Um momento histórico para a F1: era aquela a primeira vez que um GP tinha a bandeira vermelha agitada, indicando o encerramento da disputa. Peterson terminou em segundo e confirmou o vice-campeonato. O estreante Donohue, em grande corrida, terminava em terceiro. Denny Hulme, Reine Wisell e François Cevert completaram a zona de pontuação.

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