Na Garagem: Revson morre após falha de suspensão em teste na África do Sul

Uma falha de suspensão, um forte impacto e o carro entrando em chamas provocaram a morte de Peter Revson durante um teste da equipe Shadow na África do Sul em 1974

Terminou em desastre a viagem da equipe Shadow para Kyalami para um teste nos dias que antecediam o GP da África do Sul de 1974. Em 22 de março, oito dias antes da terceira etapa do campeonato, o piloto Peter Revson morreu quase que instantaneamente em um grave acidente.
 
Revson, 35, foi até o circuito nos arredores de Joanesburgo acompanhado do designer Tony Southgate, do mecânico-chefe Pete Kerr e de dois outros mecânicos para o teste. O começo de temporada havia sido positivo em termos de classificações, porém, ele ficou de fora dos pontos tanto no Brasil quanto na Argentina. A ideia era acabar com esta sina na África do Sul.
 
Tudo corria bem até a quebra da suspensão dianteira do DN3 causar a tragédia. Em alta velocidade, o norte-americano bateu com violência contra o guard-rail. O carro foi parar do outro lado da proteção e pegou fogo. Fiscais e outros pilotos conseguiram tirá-lo do cockpit, mas ele morreu a caminho do hospital.
 
“Obviamente, houve uma falha mecânica no carro. Ele foi direto para o muro a cerca de 190 km/h e pegou fogo. Ele estava quase sozinho na pista, eu e o Emerson estávamos à frente dele. Quando chegamos, os fiscais já estavam com os extintores. Nós pegamos a frente do carro para tirar o Peter”, relatou Graham Hill, outro piloto que participava do teste.
Peter Revson morreu aos 35 anos na África do Sul (Foto: Forix)

Em uma entrevista recente à revista inglesa ‘Motorsport Magazine’, Southgate lembrou o episódio: “Revvie estava andando bem, feliz com o carro, e então não voltou da pista. Corremos para a parte de trás do circuito e encontramos o carro enterrado embaixo do guard-rail do lado de fora de uma curva rápida. Peter já estava na ambulância. Eu liguei para o hospital e eles me disseram que eu tinha de ir ao necrotério para identificar o corpo.” 

 
Revson fez algumas corridas em 1964, mas retornou à F1 em 1971 e só foi se tornar presença frequente no grid em 1972. Ele venceu os GPs da Inglaterra e do Canadá em 1973 com a McLaren e se mudou para a Shadow em 1974.
 
Essa volta ao Mundial aconteceu após uma ótima temporada em 1971. Nas 500 Milhas de Indianápolis, o piloto participou em cinco oportunidades. A melhor delas foi em 1971, quando fez a pole e terminou em segundo lugar. Também se tornou o primeiro norte-americano a ser campeão extinta da Can-Am.
 
Natural da cidade de Nova York, Revson é o último piloto nascido nos Estados Unidos a vencer um GP de F1. Mario Andretti até chegou a ser campeão em 1978, mas nasceu na Itália e se naturalizou estadunidense.
 
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