Na Garagem: Mansell começa ano do título fazendo pole por 0s7 contra Senna

Na volta do GP da África do Sul ao calendário do Mundial de F1, Nigel Mansell deu início à sua dominante temporada 1992 com uma pole com larga vantagem sobre o tricampeão Ayrton Senna. Foi a primeira de 14 no campeonato

Andar no dia 29 de fevereiro não é lá muito comum para a F1. Nunca um GP foi marcado para este dia, e em apenas dois anos bissextos aconteceu de um fim de semana de corrida incluir o mais raro dia do calendário gregoriano: em 1980 e em 1992.
 
A história deste ‘Na Garagem’ de hoje vem de 24 anos atrás.
 
Ninguém teria chance contra Nigel Mansell em 1992, e isso começou a ficar claro no primeiro treino classificatório do ano, em Kyalami, na África do Sul. O ‘Leão’ e a sua Williams de suspensão ativa seriam praticamente imbatíveis naquele ano, especialmente na hora de definir o grid de largada.
 
Com 30 carros inscritos, a tomada de tempos ainda era dividida em dois dias. Ao final da sexta-feira, o hiato entre ele e Ayrton Senna, campeão dos dois anos anteriores, era absurdamente grande — superior a um segundo.
 
No sábado, Senna até se aproximou, mas ficou a distantes 0s741 do tempo do britânico. Gerhard Berger, o terceiro colocado, foi 1s186 mais lento.
 
Quando se olha para os tempos de volta em si, a distância ficava ainda mais impressionante. Só Mansell foi capaz de andar na casa de 1min15s — a questão é que ele entrou e muito neste território.
 
A volta da pole foi dada em 1min15s486. Senna virou só 1min16s227.
Nigel Mansell comemorando a vitória no GP da Austrália que abriu a temporada 1992 (Foto: Forix)
Favoritismo confirmado, Mansell tinha um medo para o domingo: ser ultrapassado na largada. O autódromo de Kyalami havia sido todo remodelado para o retorno da África do Sul ao calendário do Mundial, e não estava muito claro se existiriam pontos de ultrapassagem.
 
“Eu espero não ter que passar ninguém. Eu não sei em que lugar da pista dá para ultrapassar. Tem duas pequenas retas que acabam em curvas de quinta ou sexta marchas. Se eu perder a ponta no começo, vai ser difícil”, disse.
 
Mansell não perdeu a ponta no começo e venceu não só a primeira, mas também a segunda, a terceira, a quarta e a quinta corridas de 1992. Ele fechou a temporada com nove vitórias e incríveis 14 poles em 16 corridas, selando o título na 11ª etapa, na Hungria.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.