Na Garagem: duas semanas após fogo nos boxes, Verstappen vai ao 1º pódio na F1

Jos Verstappen viu do cockpit seu carro virar uma bola de fogo no GP da Alemanha de 1994. Duas semanas depois, recuperou-se indo ao pódio pela primeira vez na F1

O momento mais marcante da carreira de Jos Verstappen na F1 provavelmente é o assustador incêndio nos boxes no GP da Alemanha de 1994. Pouca gente se lembra é da reação do holandês ao episódio, apenas duas semanas mais tarde, na Hungria.
 
Quando entrou nos boxes na volta 15 em Hockenheim, Verstappen deu um baita susto em um ano cheio de imagens chocantes na F1. Os mecânicos da Benetton derramaram gasolina fora do tanque, sobre a quente carenagem. Resultado: o carro virou uma bola de fogo, com labaredas subindo dezenas de metros.
O GP da Alemanha rendeu uma das imagens mais assustadoras de 1994 (Foto: Forix)
Felizmente, Verstappen escapou praticamente ileso. Com os trajes antichamas e o capacete já bastante desenvolvidos, as únicas lesões foram queimaduras ao redor dos olhos — durante o pit-stop, ele havia deixado a viseira aberta.
 
Liberado pelos médicos, o holandês viajou para Budapeste uma quinzena depois. Não se saiu bem nos treinos, classificando-se apenas em 12º no grid. Na corrida, todavia, foi crescendo em meio aos muitos infortúnios que os rivais tiveram.
 
Apenas três pilotos terminaram na volta do líder: o vencedor, Michael Schumacher, Damon Hill com a Williams, e Verstappen.
Jos Verstappen com a Benetton em 1994 (Foto: Hans Hulsenbos/Forix)
Martin Brundle também conseguiria. Era ele o terceiro colocado até a abertura da última volta. O alternador da sua McLaren quebrou e o deixou parado, dando o pódio a Jos.
 
O resultado na Hungria deixou Schumacher com 31 pontos de vantagem para Hill no campeonato. Título garantido? Que nada: ele foi desclassificado e perdeu a primeira posição na Bélgica e cumpriu suspensão nas outras duas etapas. Neste período, Hill somou 30 pontos e reabriu a disputa.
 
Verstappen, que competiu na F1 até 2003, ainda teve outro pódio: foi no GP da Bélgica, outras duas semanas depois. Dá para dizer que o mês de agosto de 1994 foi o seu melhor na F1: duas corridas, dois pódios. O que também dá para dizer é que seu feito mais importante na categoria foi revelar o filho Max, cujos números, aos 18 anos, já são melhores que os seus.
 
PADDOCK GP #41 ABORDA F1, MOTOGP, OLIMPÍADA E MORTE DE CLAUSON

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.