Na Garagem: Button passa Vettel na última volta para vencer GP mais longo da história

Há cinco anos, a F1 tinha a corrida mais longa de sua história, e ela foi definida apenas na última volta: Jenson Button aproveitou um erro de Sebastian Vettel e passou a Red Bull para vencer o GP do Canadá

Algumas palavras, de tão usadas, tiveram seus significados esvaziados. Mas dá para dizer, sem medo de errar, que a tarde de 12 de junho de 2011 foi épica no Circuito Gilles Villeneuve.
 
Após mais de quatro horas, a corrida mais longa da história da F1 foi decidida na última volta. Com uma ultrapassagem sobre Sebastian Vettel, Jenson Button venceu pela décima vez na carreira.
 
O domingo começou com chuva, e por isso a largada aconteceu atrás do safety-car. Vettel estava na pole-position e se defendeu bem de Fernando Alonso.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na terceira volta com bandeira verde, porém, quase que a corrida de Button foi por água abaixo quando ele e Lewis Hamilton se tocaram na reta dos boxes. A suspensão de Lewis quebrou na tentativa de tomar a sexta posição, mas o carro de Jenson seguiu intacto.

 
Safety-car. Button aproveitou para já mudar para os pneus intermediários, contudo, foi punido por andar rápido demais na bandeira amarela para tentar alcançar o pelotão. Após a relargada, foram mais sete voltas até um dilúvio cair e forçar a paralisação da prova.
 
Foram duas horas de bandeira vermelha. A ordem: Vettel, Kamui Kobayashi, Felipe Massa, Nick Heidfeld e Vitaly Petrov. Button estava somente em 11º.
 
Tão logo a relargada foi dada, mais um acidente envolvendo Button: desta vez, com Alonso. O espanhol abandonou, e o inglês, continuou. Só teve de ir aos boxes por causa de um pneu furado, voltando em 21º e último.
Jenson Button comemora a vitória no GP do Canadá de 2011 (Foto: McLaren)
A partir da relargada, na volta 41, Button deu show. Foi pouco a pouco escalando o pelotão, com a tacada de mestre vindo na hora de mudar para os pneus slicks. Em 15 voltas, chegou à quarta colocação. Agora, era preciso mais um safety-car, para que sumissem de vez os 6s de diferença entre Mark Webber e ele. Heidfeld acertou Kobayashi e contribuiu para as pretensões do campeão de 2009.
 
Mais rápido, Button passou Webber e Michael Schumacher na mesma volta. Faltava só Vettel. Na última volta, ele alcançou o alemão, quase imbatível naquele início de 2011. Seb sentiu a pressão, colocou uma roda fora do trilho e espalhou. Depois de seis passagens pelos boxes, dois acidentes e uma punição, Button era o líder do GP do Canadá.
 
Com todo o cuidado do mundo para não jogar a inacreditável recuperação fora, Button venceu. Vettel e Webber completaram o pódio, e Schumacher terminou apenas em quarto depois de uma brilhante apresentação.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Essa foi a última vez que uma corrida foi decidida com uma mudança de líder na última volta. Na sua história, a F1 teve 26 provas ganhas desta maneira.

 
Uma prova tão atípica que viu a TV Globo cortar a corrida para transmitir a rodada do Campeonato Brasileiro e, depois, ainda mostrar ao vivo as voltas finais. Foram quatro horas, quatro minutos, 39 segundos e 537 milésimos do apagar das luzes à bandeirada.
 
Para 2012, além do limite de duas horas para que se percorra a distância programada para um GP, acrescentou-se o limite total de quatro horas entre o apagar das luzes e a bandeirada.
 
Foi um dia e tanto.
PADDOCK GP #32 DEBATE MotoGP, F1, INDY E STOCK CAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.