Na Garagem: Barrichello vence corrida marcada por invasão do padre irlandês

Rubens Barrichello surpreendeu ao marcar a pole para o GP da Inglaterra em 2003 e transformou o resultado do sábado em vitória no domingo. A prova foi marcada pela invasão do padre irlandês Cornelius Horan

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

 
O nome você deve conhecer, talvez não se lembre dos seus primeiros 15s de fama. Foi a interferência na maratona das Olimpíadas de Atenas que o tornou mais famoso, mas sua primeira aparição em um grande evento esportivo aconteceu um ano mais cedo.
 
Em Atenas, claro, a história é famosa: ele derrubou o líder da prova, o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, e o impediu de brigar pela medalha de ouro. Na F1, ele provocou uma intervenção do carro de segurança. Tudo porque ele queria passar o recado de que o fim do mundo estava próximo.
 

           
    google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
    google_ad_slot = “5708856992”;
    google_ad_width = 336;
    google_ad_height = 280;

“Olha só o que acontece! Olha só a loucura, gente! Que absurdo”, espantou-se Galvão Bueno, que foi seguido por um “vai morrer” do repórter João Pedro Paes Leme.

 
Seu cartaz dizia “leia a Bíblia, ela está sempre certa”, e Galvão não perdoou: “Ele vai ter bastante tempo para ler a Bíblia na cadeia”. Acabou recebendo uma pena de dois meses de prisão.
 
(A partir de 11 minutos)
 
A curiosidade foi que essa neutralização provocou uma série de pit-stops fora de hora alçou Cristiano da Matta à liderança da prova. Foi a única vez em sua breve carreira na categoria que o mineiro ponteou um GP. Durou 17 voltas.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);


A prova começou com Rubens Barrichello, hoje na Stock Car, na pole-position. Uma pole improvável, pois, naquele ano, os pilotos tinham direito a apenas uma volta lançada no treino classificatório, e a ordem de entrada na pista era definida com base nos resultados da sexta-feira. Como errara na pré-classificação, o brasileiro foi um dos primeiros a andar no sábado, mas conseguiu fazer um ótimo tempo e resistiu até o fim para garantir a posição de honra do fim.
 
A questão era que a segunda posição pertencia a Jarno Trulli, e a Renault, com seu controle de largada, ia absurdamente bem nos segundos iniciais. O italiano tranquilamente tomou a ponta, e Kimi Räikkönen também passou a Ferrari.
A bandeirada para Rubens Barrichello em Silverstone (Foto: Ferrari)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Aquele, contudo, era o dia de Barrichello. Quando as estratégias foram se normalizando, o ritmo de prova do carro #2 se mostrou muito superior. O lance decisivo veio na volta 42, já após o último pit-stop, com uma ultrapassagem na curva da ponte sobre Räikkönen. 

 
O finlandês da McLaren ainda perdeu também o segundo lugar para Juan Pablo Montoya, da Williams. Michael Schumacher terminou na quarta posição. Da Matta, em sétimo.
 
Essa foi a sexta vitória de Barrichello na F1, mas não mudou muito sua história no campeonato de 2003. Àquela altura, após 11 de 16 etapas, ele era o quarto colocado com 49 pontos, 20 a menos que Schumacher. Ele terminou em quarto com 65. Até o fim do ano, completou apenas duas provas, em terceiro na Itália e em primeiro no Japão.
Rubens Barrichello venceu o GP da Inglaterra de 2003 (Foto: Ferrari)
PADDOCK GP #38 VAI A PIRACICABA PARA LANÇAMENTO DA F-INTER

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.