Na beira do caos, Horner nega revolta de Vettel e admite que Red Bull está “dez dias atrasada”

Diretor-esportivo da equipe austríaca negou que desempenho do RB10 tenha sido deixado de lado por problemas de esfriamento, e que Vettel tenha se desentendido com membros da equipe em Jerez

Na manhã deste sábado (1), o diretor-esportivo da Red Bull, Christian Horner, deu uma entrevista à emissora de TV britânica Sky Sports. O inglês falou sobre os pontos nevrálgicos da pré-temporada de seu time. Entre outras coisas, negou que Sebastian Vettel tenha se desentendido com membros da equipe em um dos testes em Jerez, e afirmou que a atual tetracampeã mundial de construtores está dez dias atrasada em relação às concorrentes após dez dias de treinamentos.

Horner concordou com a ideia que tem sido amplamente difundida nas últimas semanas, e se intensificado conforme a pré-temporada avança, de que os pilotos que cruzarem a linha de chegada em Melbourne, o farão na zona de pontuação. Segundo ele, a confiabilidade aparece como o grande problema ao redor do grid para o GP da Austrália, mas é perceptível que algumas equipes estão à frente das outras.

Além disso, o chefão de Red Bull negou que a equipe tenha deixado de lado a evolução do desempenho em face de encontrar soluções para a falta de esfriamento do carro; e também que um carro ‘plano B’ esteja em curso para a temporada europeia. De acordo com Horner, o RB10 sofrerá atualizações durante toda a temporada, como acontece normalmente, e que isso é uma questão de engenharia.

Christian Horner e Sebastian Vettel têm a missão de sair do começo de temporada complicado da Red Bull. (Foto: Getty Images)

Alguns trechos da entrevista:

A defasagem da Red Bull: “Esse é o décimo dia de testes, e acredito que estamos dez dias atrasados.”

A possível briga de Vettel: “Não sei de onde veio isso. Ele é ótimo e entende que existem problemas e soluções, e ele está tentando ajudar o time como pode. Não houve uma voz levantada, um pio de descontentamento. Sebastian (Vettel) tem grande confiança na equipe.”

A primeira prova, na Austrália: “Acho que confiabilidade tem sido o grande problema para as equipes e, acredito, será um grande desafio em Melbourne. Você pode ver que alguns times estão à frente de outros, mas é uma temporada longa.”

O desempenho do carro: “A refrigeração é uma questão importante e você tem de entender aonde é que estão os problemas de esfriamento. Tivemos alguns desses no primeiro teste, o que resolvemos semana passada e, desde então, temos trabalhado duro junto à Renault para resolver outras questões.”

Um eventual novo carro para a temporada europeia: “Não sei de onde veio a especulação. Teremos um carro com adaptações, como todos os anos, e isso vai acontecer com o desenvolvimento a cada GP – e não apenas para a temporada europeia. Não há carta na manga nesse sentido, é uma questão de soluções de engenharia para problemas de engenharia.”

A capacidade de fazer uma simulação de corrida nos testes: “Temos apenas dois dias restantes. Daniel (Ricciardo) teve um dia positivo ontem (28), fez sequências longas e curtas. Para nós foi um passo à frente, o que nos permitiu, pela primeira vez, focar na performance. Ainda há muito o que fazer e definitivamente estamos atrás, mas fazendo força para alcançar as outras equipes.”

As intenções para os treinos: “É a chance final de testar a confiabilidade de alguns componentes antes de Melbourne, então, são dois dias importantes não apenas para nós, mas para todos os times.”

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