Mudança de fornecedor do disco de freio pode causar punição e fazer Hamilton largar do pit-lane em Hockenheim

Lewis Hamilton pode largar do pit-lane se a Mercedes resolver mesmo trocar o fornecedor de disco de freio. O inglês sofreu um sério acidente neste sábado (19) em Hockenheim depois de uma falha dos freios

A cobertura completa do GP da Alemanha no GRANDE PRÊMIO
As imagens do sábado da F1 em Hockenheim
icone_TV Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Lewis Hamilton e a Mercedes têm um problema para resolver até amanhã. O inglês pode ter de largar do pit-lane se optar por trocar o fornecedor do disco de freio de seu carro depois do sério acidente que sofreu neste sábado (19), durante a primeira parte da classificação para o GP da Alemanha, em Hockenheim.

O piloto de 29 anos vinha em volta rápida quando perdeu o controle na curva 11, rodou quando tentou frear e foi parar na barreira de pneus. O impacto foi forte, e Lewis saiu mancando do carro, com dores nos joelhos, nos tornozelos e nas costas. Não é a primeira vez que a equipe alemã enfrenta problemas de freios neste ano, por isso a nova falha gerou preocupação.

Lewis Hamilton com cara de poucos amigos (Foto: Getty Images)

Hamilton chegou a testar dois tipos de disco hoje — na verdade, é algo que o piloto faz com frequência. Agora, o time alemão estuda a possibilidade de trocar o fornecedor. Atualmente, são as peças da Brembo que equipam o carro prateado, mas o time pode vir a escolher a Carbone Industrie também. Se a esquadra optar pela mudança, Lewis será punido com a perda do tempo obtido no treino classificatório e, assim, deve largar dos pits. A punição é aplicada dessa forma porque a Mercedes vai promover uma alteração na especificação do carro já dentro das regras do parque fechado.

A esquadra, entretanto, pretende alegar questões segurança para a troca, para evitar a sanção da FIA. "Nós tivemos um falha de freios, e isso significa que seremos obrigados a fazer uma mudança para garantir a segurança do carro para amanhã", disse Toto Wolff, chefe da Mercedes, aos jornalistas no paddock da pista de Hockenheim, em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO.

"Eu acho que não vamos correr com o mesmo material porque não há maneira de analisar o que aconteceu em 12 horas. Então, a última informação é a de que pretendemos mudar o fornecedor. Se isso resultar em largar do pit-lane, é algo que não foi discutido ainda. E não temos uma decisão final sobre isso. Mas estamos conversando com a FIA. Isso não está totalmente esclarecido [se será punida mesmo]. E tem mais: obviamente, muitos times usam o mesmo material, então essa discussão terá de ser ainda maior", completou o dirigente

A sequência de imagens do acidente de Hamilton no Q1

Brembo é a preferência de Hamilton, entretanto. "Brembo apresentou um problema neste ano, mas eles fizeram uma atualização. E colocaram todo um esforço para melhorar os discos, então não foi uma aposta nossa. Tem mais a ver com o estilo de pilotagem de cada pilotos. os dois pilotos testam quase todos finais de semana", explicou Wolff, que acrescentou que Hamilton e Nico Rosberg fizeram escolhas diferentes quanto ao disco de freio para a etapa alemã.

O piloto inglês falou sobre a opção que fez na Alemanha. E disse que escolheu o material da Brembo baseado em uma sensação de que poderia “frear mais tarde”. "Você pode escolher o freio que talvez não responda da maneira imaginada a princípio. Eu escolhi os de hoje porque tinham mais poder de frenagem, e isso significa que poderia frear mais tarde", disse.

Por enquanto, a posição de largada de Hamilton é o 15º posto, graças a punição de Esteban Gutiérrez.

GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o GP da Alemanha, décima etapa do Mundial de F1, com a repórter Evelyn Guimarães. Para acompanhar todo o noticiário, clique aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.