Monisha foge de perguntas sobre ‘caso Van der Garde’ e se vê firme no cargo de diretora-executiva da Sauber

Chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn se recusou a falar sobre caso Van de Garde durante a entrevista coletiva da FIA em Melbourne, nesta sexta-feira (13), mas admitiu que o caso teve um impacto negativo para equipe. Monisha também descartou que o contratempo ameace seu posto de comando no time suíço

A chefe da Sauber, Monisha Kaltenborn, foi convocada nesta sexta-feira (13) para a tradicional coletiva de imprensa da FIA com os principais dirigentes dos times da F1. E diante do processo que a esquadra suíça responde na Justiça australiana, a primeira pergunta foi inevitavelmente sobre a batalha judicial contra o piloto Giedo van der Garde. Monisha, entretanto, não se abateu e permaneceu impassível. E simplesmente disse que assunto era algo que não poderia comentar.

“Esse é um tópico que não posso falar”, afirmou Kaltenborn, logo na primeira pergunta da conferência na sala de imprensa em Melbourne, onde a F1 inicia a temporada 2015.

Monisha Kaltenborn não vê seu cargo sob ameaça (Foto: Sauber)

A resposta, porém, não inibiu outras tentativas dos demais jornalistas, que insistiam em questioná-la sobre o imbróglio. Ao ser perguntada sobre uma eventual ameaça a seu emprego, Monisha negou, mas admitiu que o caso provocou “um impacto negativo” para a equipe. E assegurou que o time está trabalhando para resolver o contratempo na Austrália.

"Definitivamente, tudo isso teve um impacto negativo na equipe, porque é uma situação que ainda não está clara. Nós agora tomamos algumas decisões e estamos agindo em conformidade com a situação. Mas não há nada mais que possa falar", afirmou a chefe do time de Hinwil, acrescentando que "nunca chegou a considerar deixar o cargo de comando" da esquadra. 

oNovamente questionada sobre a ausência de sua dupla titular no TL1 e a presença dos pilotos na segunda sessão, a dirigente se recusou de novo a tratar do assunto. "Não posso falar sobre isso.", reiterou a chefe.

Desde o início do processo, a Sauber tem se mantido em silêncio sobre o caso. Nem mesmo Felipe Nasr e Marcus Ericsson tiveram permissão para falar sobre a disputa judicial.

O holandês Giedo van der Garde entrou em uma disputa judicial na Austrália neste início de semana contra a Sauber, reivindicando uma das vagas de titular na esquadra suíça, em virtude do contrato assinado no ano passado, quando era piloto reserva do time e tinha um acordo que o dava um cockpit nesta temporada. Até o momento, o piloto venceu todas as lutas travadas no Tribunal e agora busca garantir que a Sauber cumpra a decisão da Suprema Corte do estado de Victoria.
As imagens da sexta-feira do GP da Austrália
#GALERIA(5242)

SOBRANDO NA TURMA

A Mercedes comandou com grande facilidade o segundo treino livre nesta sexta-feira (13) em Melbourne, palco da abertura da temporada 2015 da F1 . Nico Rosberg de novo foi o mais veloz e fechou o dia com uma diferença de 0s1 para o companheiro Lewis Hamilton, o segundo colocado da tabela. Felipe Massa não treinou por causa de um vazamento de água em sua Williams. Já Felipe Nasr teve a chance de finalmente andar com a Sauber e foi o 11º

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.