Mesmo com dificuldades, Williams garante orçamento “saudável” para 2020

A Williams ficou para trás na F1 e perdeu patrocinadores, mas não perde a esperança de ser competitiva em 2020. A chefe Claire Williams crê que a equipe tem dinheiro suficiente para se manter financeiramente sustentável na F1

A Williams passa por um drama na Fórmula 1. Os resultados se esvaíram, com a equipe pontuando raramente desde 2018 e se isolando na lanterna do Mundial de Construtores. Consequência disso é a dificuldade de manter patrocinadores e manter a equipe financeiramente sustentável. Isso entretanto não impede a chefe Claire Williams de acreditar que o orçamento para 2020 é "saudável".
 
"Patrocínio é algo difícil, não é algo fácil", resumiu Claire. "Nós todos sabemos que nenhuma equipe vê o mercado de patrocinadores da F1 como algo muito fácil. Nosso modelo de negócios depende muito de patrocinadores e nunca é fácil. Não foi fácil ao longo das últimas décadas, mas ainda conseguimos um orçamento saudável para o automobilismo, que nos permite fazer o que precisamos fazer ao longo do ano. Nós temos isso para esse ano", destacou.
A Williams diz ter dinheiro suficiente para 2020 (Foto: Williams)

A Williams perdeu três patrocinadores de peso no passado recente. A Martini não quis renovar contrato ao fim de 2018, assim como a Rexona após 2019. A Orlen, petrolífera polonesa, também partiu por conta da saída de Robert Kubica da equipe britânica. A venda de ações, assim como a chegada de pilotos com apoio financeiro, permite a sustentabilidade financeira.

 
"Como se sabe, nós vendemos ações majoritárias no departamento de engenharia avançada, com o dinheiro originário disso indo para a equipe de F1, dando uma reforçada no nosso orçamento. Não tenho preocupações a respeito de orçamento para 2020", seguiu.
 
Nicholas Latifi chega com apoio financeiro, substituindo Kubica na titularidade. O movimento mais recente da Williams foi a contratação do endinheirado Roy Nissany como piloto de testes, apesar de resultados fracos em categorias inferiores. A chefe Claire se defendeu, alegando que o reforço tem efeito positivo na recuperação da equipe.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.