Mercedes vence após 19 meses e encerra maior jejum desde 2012 na Fórmula 1

Com vitória de George Russell no GP da Áustria do último fim de semana, Mercedes quebrou o maior jejum desde que venceu a 1ª vez no retorno à Fórmula 1

Meio de supetão, mas aconteceu: a Mercedes voltou a vencer na Fórmula 1. Após o acidente entre Max Verstappen e Lando Norris, os dois saíram do caminho e jogaram a vitória do GP da Áustria do último fim de semana no colo de George Russell, que comboiava na terceira posição – e ainda teve a sorte de um VSC atrapalhar Oscar Piastri a atacar. O resultado interrompe um jejum histórico da equipe.

A última vitória da Mercedes na F1 fora há exatos 19 meses, pouco mais de um ano e meio, no GP de São Paulo de 2022, também com Russell. De lá em diante, se muito era esperado que a Mercedes voltasse a figurar entre os carros mais rápidos do grid, não aconteceu. Mas estar no lugar certo, na hora certa, fez o trabalho.

É óbvio que se trata do maior jejum desde o começo da era híbrida em 2014, quando a Mercedes passou a dominar a F1. Entre 2014 e 2021, venceu todos os Mundiais de Construtores com muitas vitórias ao longo das campanhas. Em 2022, venceu com Russell no Brasil.

Mas o jejum vai além. Isso porque a Mercedes começara a vencer de maneira discreta nos anos anteriores. Em 2013, com Nico Rosberg em Mônaco e Inglaterra e com Lewis Hamilton na Hungria; antes, em 2012, com Rosberg na China. Vitórias em todos os anos até 2022.

George Russell ganhou pela 2ª vez na F1 (Foto: Mercedes)

O jejum anterior é desproporcional e durou 57 anos. A Mercedes, afinal, saiu da F1 no fim da temporada 1955, quando levou Juan Manuel Fangio ao título mundial, e voltou somente em 2010 como equipe de fábrica. Com carros na pista, demorou pouco mais de dois anos para voltar a ganhar, em 2012.

Fórmula 1 volta de 5 a 7 de julho em Silverstone para o GP da Inglaterra, o último da perna tripla atual. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

VERSTAPPEN X NORRIS: A NOVA GUERRA DA FÓRMULA 1 | Paddock GP #378
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.