Mercedes promove primeira troca em 2015 e confirma motores novos para Hamilton e Rosberg no GP do Canadá

A Mercedes confirmou que vai entregar a Lewis Hamilton e a Nico Rosberg motores novos para o GP do Canadá, que acontece neste final de semana. É a primeira troca que a equipe alemã faz na temporada 2015 da F1

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A Mercedes confirmou que Lewis Hamilton e Nico Rosberg terão à disposição novos motores para o GP do Canadá, o sétimo da temporada 2015 e que acontece neste fim de semana. Entretanto, como a fabricante alemã ainda não lançou mão de novas fichas de desenvolvimento, os pilotos vão correr com as mesmas especificações das unidades anteriores, usadas entre os GPs da Austrália e de Mônaco.

Entende-se que a equipe prateada vai andar com esses motores, além da corrida em Montreal, também na Áustria, na Inglaterra e na Hungria, para só aí passar a utilizar a versão mais atualizada das unidades a partir das corridas na Bélgica ou até mesmo da Itália, após a pausa no calendário no período do verão europeu.

A Mercedes ainda possui sete fichas de desenvolvimento das 32 que lhe foram concedidas. Em contraste, a Honda e a Ferrari decidiram usar duas e três fichas, respectivamente, para o GP canadense. Cada uma ainda possui para o restante da temporada cinco e quatro fichas, respectivamente.

O sistema de ‘fichas’ para o desenvolvimento dos propulsores indica o quanto que cada unidade de força pode ser alterada. Elas são compostas por 66 itens, sendo que há uma escala de importância que vai de 1 a 3. Cinco destes 66 itens não podem ser mudados, porém os outros 61 são livres, com as fábricas podendo utilizar até 32 fichas, com exceção da Honda, que teve direito a apenas nove fichas neste seu primeiro ano de retorno ao Mundial. 

Paddy Lowe confirma novos motores para Hamilton e Rosberg no Canadá (Foto: Getty Images)

"Vamos levar novas unidades de energia para o Canadá. Será o segundo motor para cada piloto", disse Paddy Lowe, o diretor-técnico da esquadra alemã. "Nós utilizamos as nossas primeiras unidades em seis finais de semanas completos, um feito incrível da equipe toda. Ambos alcançaram um total de 4.000 km", completou.

"Achamos que os nossos concorrentes também vão levar novos motores, já que neste ano podemos fazer atualizações durante a temporada por meio das fichas de desenvolvimento, então será interessante ver se vai haver e como vai ser o equilíbrio de forças a partir deste fim de semana", acrescentou o engenheiro.

O inglês também alertou para as dificuldades da pista de Montreal. "O circuito é difícil para o carro todo e não apenas para o motor e os freios, por isso estamos concentrando os nossos esforços para obter o melhor resultado possível, algo que não conseguimos no ano passado", afirmou.

"Não há nada garantido. As singularidades deste traçado significam que teremos de trabalhar muito para conseguir assegurar o desempenho e os resultados que queremos", encerrou Lowe.

No ano passado, a Mercedes se viu em meio a problemas sérios de confiabilidade, em que ambos os pilotos enfrentaram falhas nos freios. Hamilton precisou abandonar a corrida, inclusive. Já Rosberg conseguiu levar o carro até o segundo posto. A vitória ficou com Daniel Ricciardo, da Red Bull.

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