Mercedes cita “probleminhas” com motor antes de testes em Barcelona

Andy Cowell, homem forte de motores da Mercedes, entrou em detalhes sobre o trabalho às vésperas da pré-temporada em Barcelona. O dirigente citou “alguns probleminhas de costume” ao encaixar novas peças da unidade de potência

O nascimento do W11, carro da Mercedes para a temporada 2020 da Fórmula 1, talvez não tenha corrido de forma tão tranquila assim. De acordo com relato de Andy Cowell, diretor de motores da equipe prateada, houve alguns “probleminhas” com a unidade de potência, reconfigurada para a nova temporada. O dirigente, ao mesmo tempo que cita contratempos, reflete que são problemas “de costume”.
 
“Tem muita coisa rolando em Brixworth”, começou Cowell, em vídeo divulgado nas redes sociais da Mercedes. “Muita evolução em todas as áreas da unidade de potência, do ERS [Sistema de Recuperação de Energia], do ICE [Motor de Combustão Interna]. Como de costume, estamos enfrentando alguns probleminhas conforme encaixamos tudo, então é muito trabalho para construir a especificação certa, ganhar quilometragem e ceder unidade de potência para as equipes [clientes], para que elas liguem seus carros. Acho que vocês já viram um sendo ligado”, seguiu, fazendo referência a outro vídeo divulgado na internet, com o primeiro ronco do W11.
A Mercedes teve contratempos com o carro de 2020 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Problemas de motor são algo raro para a Mercedes ao longo da era híbrida da F1. A equipe conseguiu conciliar alta potência com alta confiabilidade, o que se provou uma chave na busca dos Mundiais de Pilotos e de Construtores nas últimas seis temporadas. Mesmo que a Ferrari tenha dado saltos consideráveis em potência nos últimos dois anos, a durabilidade do motor germânico ainda é um dos pontos mais fortes das Flechas de Prata.

 
Independente da dimensão dos problemas da Mercedes, o momento é de agitação na sede de Brackley. O lançamento do modelo se aproxima rapidamente, estando marcado para 14 de fevereiro. A pré-temporada começa em 19 de fevereiro, com apenas seis dias de atividades disponíveis antes do primeiro GP, na Austrália em 15 de março.
 
“São só seis dias de testes antes de ir para Melbourne, e precisamos dos equipamentos de corrida. Um grande número de peças já foi produzido, já estamos encaixando as coisas, e aí temos o desafio de levar tudo para o outro lado do mundo”, encerrou Cowell.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.