McLaren vê mérito de engenheiros na evolução de Piastri: “Aceleraram o desenvolvimento”

Andrea Stella, chefe da McLaren, afirmou que os engenheiros começaram um trabalho mais próximo com Oscar Piastri e isso tem o ajudado a evoluir na F1 2024

A McLaren já estava satisfeita com a performance que Oscar Piastri apresentou durante seu ano de estreia na Fórmula 1 em 2023, mas está ainda mais contente com a evolução que o piloto australiano está apresentando ao longo de 2024. De acordo com o chefe Andrea Stella, após o GP da China os engenheiros começaram a trabalhar de forma ainda mais próxima do #81 e isso acelerou seu desenvolvimento de forma considerável.

Embora tenha conseguido bons resultados nos GPs da Arábia Saudita e do Japão, Piastri cometeu alguns deslizes no Bahrein, Japão e China, onde ficou apenas com o oitavo lugar. depois da etapa em Xangai, no entanto, os engenheiros começaram a trabalhar em alguns pontos específicos para ajudar o australiano. 

Os efeitos do trabalho puderam ser percebidos logo no GP da Emília-Romanha, em que Oscar registrou o segundo melhor tempo na classificação. Posteriormente, conquistou um pódio no GP de Mônaco.

“Depois da China, analisamos o que aprendemos na primeira parte da temporada junto com os engenheiros do Oscar e encontramos algumas oportunidades nas quais começamos a trabalhar. E devo dizer que eles parecem estar acelerando o desenvolvimento do Oscar. Há sempre um desenvolvimento subjacente, mas neste caso, tanto em termos de velocidade pura, que você pode ver na classificação, quanto em termos de habilidade de corrida, acho que vimos Oscar competindo em um nível muito alto e, como eu disse, isso tem acelerado seu desenvolvimento”, apontou Stella.

Piastri afirmou que está tranquilo e longe de pressão em 2024 (Foto: Pirelli)

Stella ainda apontou que a McLaren encontrou diversas formas de trabalhar de forma mais eficiente com Piastri. No entanto, melhorar o gerenciamento de pneus foi um dos tópicos mais importantes.

“Especificamente na China, foi uma corrida em que o desgaste dos pneus e a gestão da borracha foi muito importante. Revimos qual era o objetivo de entrar na corrida em termos de gerenciamento de pneus, como executamos, como interagimos com o piloto durante a corrida, qual deveria ter sido a contribuição dos engenheiros, qual deveria ter sido a realização dos pilotos. Esse é o tipo de coisa que você analisa”, continuou o chefe da McLaren.

“Em todos esses aspectos, encontramos maneiras de fazer um trabalho melhor. Então esse é o tipo de conversa que você tem com um piloto e com os engenheiros para tentar seguir em frente”, finalizou.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.