McLaren prevê “dois dias muito interessantes” de testes coletivos em Barcelona para evoluir MP4-30

Dias depois de enfrentar uma jornada complicada no GP da Espanha, a McLaren tem uma chance de ouro para avançar no desenvolvimento do seu carro para a sequência da temporada. Oliver Turvey guia o MP4-30 empurrado pelo motor Honda nesta terça-feira no circuito catalão

A sessão de testes coletivos que a F1 realiza nesta semana, entre esta terça e quarta-feira (12 e 13 de maio), no circuito de Barcelona, é vista pela McLaren como uma chance de ouro para finalmente avançar alguns degraus no desenvolvimento do MP4-30 impulsionado pela nova unidade de força da Honda. O conjunto enfrentou uma série de problemas ligados à potência e falta de confiabilidade e, após cinco etapas na temporada 2015, ainda não pontuou, sacramentando o pior início de temporada da história da lendária e vencedora equipe.

Éric Boullier, diretor de corridas da McLaren, disse que o time vai aproveitar todo o tempo disponível nos próximos dois dias para testar mudanças importantes em praticamente todo o carro. Nesta terça-feira, a condução do bólido ficará a cargo do britânico Oliver Turvey, enquanto Jenson Button, que sofreu no GP da Espanha, voltará ao cockpit do MP4-30, que foi definido pelo campeão mundial de 2009 como “assustador”, na quarta.

Oliver Turvey é o responsável por guiar o MP4-30 nesta terça-feira em Barcelona (Foto: McLaren/Twitter)

“Temos muitos componentes para testar, é o carro inteiro. Mecanicamente, temos muitas novas peças concebidas e muitas outras na aerodinâmica, vamos testar várias coisas de forma progressiva”, declarou o engenheiro francês em entrevista à revista britânica ‘Autosport’ nesta terça-feira em Barcelona.

“Serão dois dias muito interessantes para nós porque vamos desenvolver uma nova filosofia, e há muito que tirar. E também diz respeito à compreensão do rumo que queremos seguir, e esperamos conseguir isso”, afirmou Boullier, que no último fim de semana teve de lidar com o abandono de Fernando Alonso, que enfrentou problemas no sistema de freios do seu carro, e também com as queixas de Button depois da corrida.

O diretor da McLaren procurou minimizar os problemas sofridos por Button no último domingo em Montmeló. “Nas quatro corridas anteriores o carro esteve bom de guiar. Por causa de um problema numa prova, isso não significa nada para o futuro. A maioria das equipes queixou-se da aderência traseira, e foi o mesmo para o nosso carro. Ainda que eu não tenha todas as informações do seu carro, se aconteceu algo errado, tenho a impressão que foi uma exceção”, concluiu.

A VITÓRIA E A REAÇÃO?

Mesmo insistindo que não mudaria sua preparação e abordagem para a fase europeia, depois de um início de temporada bem abaixo do esperado em 2015, Nico Rosberg soube tirar bom proveito de um fim de semana pouco inspirado e cheio de problemas do líder Lewis Hamilton. E o alemão, como bem admitiu ainda em função da pole no sábado, precisava do triunfo, pelo campeonato e para si mesmo. E foi o que fez neste domingo, como resultado de um fim de semana de amplo domínio

CHATO, CHATO…

Sejamos sinceros: o GP da Espanha deste domingo não foi lá a corrida mais divertida do mundo. Não passou sequer perto disso. Teve uma boa disputa entre Daniil Kvyat e Carlos Sainz Jr. no final, mas nem entou na tela. Fora isso, o mais interessante foi a mudança de estratégia da Mercedes para que Lewis Hamilton passasse Sebastian Vettel e ficasse em segundo. 

No mais, a etapa catalã do calendário teve mesmo boas doses de zoeiras. Galvão Bueno estava insatisfeito com a FOM, Pastor Maldonado deu 'olá' a seu azar, Romain Grosjean atropelou um de seus mecânicos. Tanto que fizemos uma lista
AZAR INFINITO?

A fase de Fernando Alonso não é boa há muito tempo, e há muito se discute o quanto tem sido azarado. O espanhol teve de abandonar o GP da Espanha, vencido por Nico Rosberg, com problemas nos freios depois de viver um momento de fortes emoções nos boxes com a McLaren. Na hora de fazer seu segundo pit-stop da corrida, o espanhol não conseguiu parar o carro e por pouco não atropelou os mecânicos da equipe inglesa

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.