McLaren inocenta Vandoorne por ano ruim, mas faz pedido: supere Alonso com mais frequência

O time inglês elogiou o trabalho de Stoffel Vandoorne, mas confessou que gostaria de ver uma briga interna mais acirrada na equipe. Sem pilotos definidos para o ano que vem, o desempenho do belga até o fim de 2018 é crucial para a decisão sobre seu futuro

Com possibilidades de manter Stoffel Vandoorne para o ano que vem, a McLaren gostaria de ver o piloto superar Fernando Alonso mais vezes durante os finais de semana do Mundial de F1. O belga tem apenas oito pontos na temporada e é o 16º colocado no Mundial, enquanto seu companheiro de equipe soma 44 e ocupa a nona posição no campeonato.
 
O campeão da GP2 em 2015 estreou na F1 com pontos, em 2016, substituindo Alonso no GP do Bahrein, mas com todos os problemas enfrentados na McLaren nos últimos anos, tem tido dificuldade de demonstrar que pode evoluir em pista.
 
"Eu não diria que estamos decepcionados com a Stoffel. Gostaria de vê-lo vencendo seu companheiro de equipe com mais frequência. É o mesmo em qualquer situação. Você adoraria ver seus companheiros de equipe competindo na pista, batendo um ao outro todo fim de semana”, afirmou Zak Brown, diretor-executivo da McLaren.
 
"Ele não foi capaz de fazer isso regularmente, mas eu não diria que estamos desapontados, porque no ano passado sabemos que entregamos a ele uma situação muito difícil, e este ano não demos um carro muito bom para trabalhar. Dado o talento e a experiência de Fernando, ele consegue se adaptar a situações que não são ótimas. Todos nós acreditamos que Stoffel fez um excelente trabalho, mas gostaríamos que ele superasse Fernando com mais frequência", adicionou.
Stoffel Vandoorne não tem vaga garantida para o ano que vem na Mclaren (Foto: McLaren)
A identificação de um problema envolvendo túneis de vento colocou a McLaren um passo atrás neste ano, obrigando a equipe a fazer testes durante os finais de semana. Segundo o novo diretor-esportivo, Gil de Ferran, a situação não ajudou Vandoorne em relação à Alonso.
 
“Estamos tentando descobrir como progredir com o carro e como resolver alguns dos problemas de equilíbrio que temos tido. Como resultado disso, o carro simplesmente não é fácil, mas nós continuamos mudando as coisas em um ritmo muito rápido”, completou.
 
“É muito difícil para ambos os pilotos lidarem e, certamente, para um piloto como Fernando, não só acho que essa é uma de suas melhores características como sua experiência o ajuda muito”, encerrou.
 
A equipe também não conta com um line-up definido, mas deixa claro que espera a decisão de Alonso para dar um rumo no segundo assento disponível. Na briga, a McLaren ainda conta com Carlos Sainz e seu jovem piloto da F2, Lando Norris, concorrendo a uma vaga para o próximo ano. Há quem diga que até Esteban Ocon está na disputa, agora que seu lugar na Force India deve ir para Lance Stroll.

A F1 volta em duas semanas, direto da Bélgica de Vandoorne.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.