McLaren evolui em curvas de baixa velocidade e mantém otimismo em circuitos mais rápidos

Andrea Stella e Oscar Piastri não acreditam que a melhora no desempenho da McLaren em curvas de baixa velocidade vá afetar o ritmo em circuitos mais rápidos e, por isso, esperam por um bom resultado no GP da Espanha

A McLaren acredita que as melhorias alcançadas com a MCL38 em curvas de baixa velocidade não significam que o carro será pior em pistas rápidas como a de Barcelona. Os carros do time de Woking normalmente costumavam ser mais rápidos em altas velocidades, mas, em 2024, os engenheiros também conseguiram melhorar o desempenho em curvas de baixa velocidade. O impacto desta evolução ficou evidente no GP de Miami, após a vitória de Lando Norris — a primeira da carreira do britânico.

Porém, o grande desafio das equipes da Fórmula 1 é conseguir entregar a melhor performance possível em curvas de baixa e alta velocidade. Mesmo assim, a McLaren acredita que a evolução no primeiro quesito não tirou o bom desempenho no segundo, que já era uma realidade.

“Estamos começando a entender que algumas das coisas em que estávamos trabalhando desbloquearam alguns dos comportamentos importantes do carro, que se tornam relevantes para curvas de baixa velocidade. Mas essa é uma informação que não queremos necessariamente compartilhar, porque não queremos que os concorrentes a analisem”, afirmou o chefe da equipe laranja-papaia, Andrea Stella.

“Para nós, internamente, é importante que parte do trabalho que fizemos no mês passado pareça ter dado resultado, porque não estamos no fim do caminho em termos dessa linha de desenvolvimento. Há mais algumas coisas que podemos fazer, e é nisso que estamos nos concentrando para novas atualizações nesta temporada e, obviamente, no carro de 2025”, completou o engenheiro italiano.

Andrea Stella está otimista com evolução do MCL38 (Foto: XPB Images)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O otimismo também existe por parte dos pilotos, principalmente o jovem Oscar Piastri, que vem melhorando a cada corrida na temporada 2024. Para o GP da Espanha, ele projeta competitividade e crê que a McLaren vai brigar pelo melhor resultado possível.

“Ainda podemos ficar confiantes. Eu não diria que somos fracos em alta velocidade, mas é que os outros provavelmente nos alcançaram um pouco. Estou bastante confiante de que também estaremos em algum lugar na frente. A Red Bull provavelmente será um pouco mais forte do que tem sido, mas estaremos na briga”, concluiu o #81.

Fórmula 1 volta entre os dias 21 e 23 de junho, em Barcelona, com o GP da Espanha, décima etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como de todas as provas do ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.