Verstappen troca motor na Espanha e fica à beira de punição na F1 2024

Max Verstappen chega para o GP da Espanha com um motor completamente novo, mas fica próximo de ser punido com perda de posições no grid. Confira as alterações de todas as equipes para a etapa em Barcelona

A Fórmula 1 está na Espanha para realizar a décima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1 e, por isso, algumas equipes estão promovendo mudanças em componentes importantes de seus carros. Nomes como Red Bull, RB, Mercedes, Ferrari, Alpine e Sauber fizeram algumas alterações de componentes. No entanto, o único piloto que está à beira de uma punição é o tricampeão Max Verstappen.

Verstappen é quem recebe mais componentes novos em seu carro. A Red Bull optou por trocar o motor de combustão interna,  turbocompressor, MGU-H e MGU-K no bólido #1. Por regulamento, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) permite o uso de até quatro unidades de cada uma dessas peças. A partir da quinta, o piloto é penalizado com perda de posições no grid de largada.

Pierre Gasly, da Alpine, realizou as mesmas alterações de Verstappen e está na mesma situação do neerlandês. Carlos Sainz, que também realizou trocas em todo o motor, se encontra em um cenário mais tranquilo e ainda não está perto de sofrer uma penalidade. Charles Leclerc recebeu apenas uma nova unidade do MGU-H, a terceira do ano. Em caso de nova alteração, o monegasco também sofrerá sanções.

Sergio Pérez, Esteban Ocon e Guanyu Zhou fizeram a primeira mudança, das duas permitidas, no sistema de armazenamento de energia. O chinês da Sauber também está na berlinda quanto aos controles eletrônicos.

A Ferrari também realizou trocas de componentes no motor da Ferrari de Carlos Sainz (Foto: Ferrari)

Saindo dos motores, Red Bull, RB e Mercedes fizeram trocas nas caixa de câmbio e cassete, linha de transmissão da caixa de câmbio, componentes de troca de marcha e auxiliares. As alterações foram feitas nos carros de Verstappen, Pérez, Daniel Ricciardo e George Russell. Porém, nenhum deles está próximo de ser penalizado.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. O TL2 acontece nesta sexta-feira (21) a partir do meio-dia. No sábado, o TL3 será às 7h30, ao passo que a classificação está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM:Fernando Alonso ironiza rumores de Adrian Newey na Aston Martin

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.