Verstappen se recusa a admitir culpa em batida com Norris na Áustria: “Fácil julgar”

Max Verstappen afirmou que pretende conversar com Lando Norris após incidente no GP da Áustria e culpou até a Red Bull por ter feito "muitas coisas erradas" durante a corrida

Considerado o grande culpado pela confusão com Lando Norris nas voltas finais do GP da Áustria, realizado neste domingo (30), Max Verstappen comentou sobre a disputa contra o piloto da McLaren e defendeu a sua conduta defensiva na curva 3, ponto exato onde aconteceu o toque fatal entre eles. O tricampeão, por sua vez, afirmou que “cada um tem a sua opinião”, mas deixou claro que, em seu ponto de vista, não fez nada de errado.

“Acho que todo mundo tem o direito de ter a sua própria opinião, mas sou eu quem está pilotando, então acho que estou melhor no controle, vamos falar assim. E todo mundo, como disse, pode ter a própria opinião. Claro, olhando de fora, como disse, é sempre fácil julgar e comentar. Mas, de qualquer maneira, acontece”, começou Verstappen em entrevista à emissora britânica Sky Sports, antes de defender a sua manobra defensiva contra o #4.

“No passado, sempre havia um pouco de reclamação [sobre a maneira como ele se defende], mas agora eu sempre movo o carro antes de frear, e então, claro, você freia em uma trajetória retilínea ou algo assim. Então, de fora, é muito fácil falar que eu estava me movendo na tomada da curva, mas acredito que o cara que está no carro sabe melhor do que ninguém o que está fazendo”, explicou.

A disputa com Norris reuniu os dois primeiros colocados na classificação do Mundial de Pilotos, e embora tenha terminado a prova no Red Bull Ring apenas em quinto por causa de toda a confusão, o neerlandês ampliou a vantagem na liderança para 81 pontos, já que o rival da McLaren sofreu danos maiores e teve de abandonar. Logo em seguida, Max foi perguntado se a disputa entre eles havia sido justa.

Acidente de Verstappen e Norris (Vídeo: Sky)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Verstappen fecha porta, causa acidente com Norris e entrega vitória para Russell

“Sinto que, às vezes, nesses mergulhos, acabamos freando tarde demais. Em uma das vezes ele passou reto, e na outra vez eu tive de contornar a ‘salsicha’ — ou como você queira chamar aquilo — para que ele não tocasse em mim também. Então, acho que o formato da curva também proporciona esse tipo de problema. Quero dizer, também fui prejudicado. Mas, sim, é assim que as coisas são, e nunca é bom, claro, ter esses contatos”, lamentou o dono do RB20 #1.

Desde que o atual regulamento entrou em vigor na F1, em 2022, Verstappen poucas vezes se envolveu em disputas tão acirradas como vem acontecendo ultimamente. O crescimento das rivais mostrou que a Red Bull tem trabalho a fazer se quiser permanecer como a equipe dominante, ao mesmo tempo em que o companheiro de Sergio Pérez precisa aprender a lidar com as disputas em pista. Mas será que o neerlandês está sendo mais pressionado agora do que em qualquer outro momento anterior na carreira?

“Não, claro que não”, respondeu. “Tive muitas batalhas ao longo da carreira. Quero dizer, este incidente foi apenas uma das coisas [que deram errado]. Se olharmos para a corrida, fizemos muitas coisas erradas, desde a estratégia até o pit-stop ruim, e então, claro, nos colocamos naquela posição, e isso era o pior que poderia ter acontecido. Basicamente, nós mesmos nos colocamos nessa situação”, esbravejou.

Max Verstappen aponto erros da Red Bull no GP da Áustria (Foto: Red Bull Content Pool)

A grande amizade entre Norris e Verstappen sempre foi algo conhecido por todos dentro do paddock. No entanto, o clima pode azedar de vez, já que após a corrida, o britânico afirmou que “vai perder muito respeito” pelo tricampeão caso o mesmo não assuma a responsabilidade pelo ocorrido. Max, por sua vez, foi questionado sobre a continuidade do bom relacionamento com Lando.

“Sim, preciso entender por qual motivo e como nos tocamos e, claro, conversaremos sobre isso. É apenas uma grande infelicidade que isso tenha acontecido”, finalizou.

Fórmula 1 volta de 5 a 7 de julho em Silverstone para o GP da Inglaterra, o último da perna tripla atual. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.