Verstappen reclama e diz que carro da Red Bull estava “impossível de guiar” na Áustria

Max Verstappen listou inúmeros problemas ao longo do GP da Áustria e disse que, para seguir vencendo, a Red Bull precisa solucionar os problemas no carro

Max Verstappen esteve perto de vencer o GP da Áustria, realizado no último domingo (30), mas viu a vitória escapar de suas mãos após uma sucessão de acontecimentos que prejudicaram seu desempenho. De acordo com o tricampeão, antes mesmo da batida em Lando Norris nas voltas finais, a Red Bull já tinha cometido alguns erros que comprometeram sua corrida e o RB20 estava “impossível de guiar”.

Após uma classificação em que não deu chances para os rivais e foi 0s404 mais rápido que o segundo colocado, o GP da Áustria dava indícios de que seria completamente dominado por Verstappen. E de fato, o tricampeão controlou bem a vantagem na liderança durante a corrida e chegou a abrir uma distância de mais de 7s em relação ao segundo colocado Norris.

Porém, as coisas começaram a mudar na segunda metade da corrida. Verstappen, que reconheceu que tinha um bom carro no início da prova no Red Bull Ring, afirmou que o ritmo simplesmente desapareceu no decorrer da sessão. Para piorar, a estratégia e a operação da Red Bull nos boxes o fizeram perder ainda mais tempo, dando margem para Norris se aproximar.

“O primeiro stint foi muito bom, mas no final peguei bastante tráfego, o que deveríamos ter evitado, porque acabei perdendo tempo de volta livre. Basicamente fizemos muitas coisas erradas hoje. Começou com a estratégia, então os pit-stops foram um desastre. O primeiro já foi ruim, o segundo foi um desastre ainda maior”, avaliou Verstappen.

Max Verstappen foi apenas o quinto colocado na Áustria (Foto: Red Bull Content Pool)

“São 6s além daqueles dois pit-stops que você perde, e então, é claro, começa uma nova disputa. E é por isso que eu acho que também nos colocamos nessa posição. Tudo que poderia ser feito de errado, nós fizemos. Hoje foi simplesmente horrível”, continuou o tricampeão.

Desde pelo menos o GP da Emília-Romanha, a McLaren tem apresentado um ganho de performance na parte final das corridas em relação à Red Bull e isso voltou a se repetir na Áustria. Antes do segundo pit-stop, Norris conseguiu tirar parte da desvantagem que tinha em relação a Max na pista. 

Depois da última troca dos compostos, em que a Red Bull levou cerca de 6s para realizar o trabalho, a McLaren #4 se mostrou ainda mais rápida por causa dos pneus mais novos. Tudo isso complicou a vida de Verstappen que tinha um carro que “piorava cada vez mais” ao longo da corrida. 

Além de pedir melhorias nas operações da Red Bull, Verstappen pediu à equipe para investigar um possível problema no RB20.

“Não sei por que, mas o carro começou a piorar cada vez mais ao longo da corrida, então isso também é algo que talvez tenhamos de investigar, que algo quebrou no carro. Sinceramente, não tenho explicação para o porquê de, de repente, o carro ter passado de um equilíbrio razoável para um comportamento simplesmente impossível de guiar, o que normalmente indica que algo também estava errado. Mas mesmo assim, deveríamos ter vencido hoje se não cometêssemos tantos erros também nos boxes”, finalizou Verstappen.

Fórmula 1 volta de 5 a 7 de julho em Silverstone para o GP da Inglaterra, o último da perna tripla atual. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.