Massa vê falta de respeito de pilotos jovens na F1: “Não é coincidência que Alonso e Räikkönen não tenham pontos na carteira”

Felipe Massa falou dos resultados do GP da Áustria e se mostrou surpreso também pela recuperação da equipe na corrida. Mas o brasileiro também reservou palavras para o comportamento dos jovens pilotos da F1 e cobrou respeito

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Depois de alcançar a nona posição no GP da Áustria no último domingo, Felipe Massa repassou o fim de semana do Red Bull Ring e não deixou de se surpreender com a maneira como a Williams conseguiu a recuperação na prova, depois de enfrentar dificuldades nos treinos livres e também na classificação, em que nenhum dos dois pilotos conseguir avançar para o Q2. 

 
"A F1 é muitas vezes imprevisível. Depois de estar em uma posição de lutar pela vitória em Baku, largamos da nona fila no Red Bull Ring. Parecia que seria um fim de semana para esquecer, mas a Williams conseguiu um grande resultado ao colocar os dois carros nos pontos", escreveu o brasileiro em sua coluna no site norte-americano 'Motorsport.com'. 
 
"Nós levamos muitas atualizações aerodinâmicas para Áustria e, quando há mudanças importantes no carro, a primeira reação que você tem quando as coisas começaram a dar errado é apontar o dedo para o novo material. E foi exatamente isso que pensei após a primeira sessão de treinos livres, quando encontramos dificuldades com os pneus novos. No fim, os dados de telemetria mostraram que as atualizações estavam realmente refletindo na pista exatamente o que era esperado", contou.
Felipe Massa ficou feliz com desempenho da Williams na corrida (Foto: Williams/Twitter)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

"Tivemos também um bom feedback da simulação de corrida. Com pneus usados, o desempenho também mostrou o que a gente esperava, mas, infelizmente, isso não nos ajudou a obter uma melhor posição de largada. Então, saindo da 17ª colocação do grid, eu decidi tentar algo diferente em termos de estratégia e começamos a prova com os compostos macios. A corrida teve um bom início. Pude evitar o aconteceu na largada e, no fim, tínhamos o ritmo muito próximo ao da Force India. Terminamos em nono, o que certamente não esperávamos depois do sábado", explicou o #19.

 
Massa também reservou palavras aos jovens pilotos da F1. Para o brasileiro, falta respeito dos novatos, especialmente em condições em que precisam abrir caminho para os líderes da prova. "A pista do Red Bull Ring é bastante curta e, nos estágios finais da corrida, os principais pilotos estavam bem atrás de mim. E quando você se encontra nessas situações, acho que é necessário ter respeito. Sempre tentei não fazer diferença nas corridas em que os demais estão lutando por algo importante."
 
"Mas nem todos se comportam da mesma maneira. Falei com Fernando Alonso e ele me disse que, na Indy, ele encontrou um espírito de grupo muito maior. Talvez seja devido ao maior perigo que os pilotos enfrentam, mas acho que, no fim, é uma questão de respeito. Vejo a nova geração de pilotos um pouco menos disso", afirmou Felipe.
 
"Obviamente, há exceções, mas talvez não seja uma coincidência que Alonso e Kimi Räikkönen não tenham pontos na licença. Eu tenho dois, mas por cruzar a linha de entrada do pit-lane no ano passado no Brasil", emendou.

Na etapa austríaca, Stoffel Vandoorne, que faz sua primeira temporada completa na F1, tomou três pontos por ignorar a bandeira azul. Daniil Kvyat, Carlos Sainz e até Sebastian Vettel são alguns nomes da lista de pontos na licença do Mundial.

 
Por fim, Massa se disse ansioso pela corrida caseira da Williams em Silverstone e espera resultados melhores. "Estou convencido de que, em Silverstone, uma pista com asfalto e configurações diferentes da Áustria, não teremos tantos problemas", finalizou.
POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.