Massa culpa desgaste “assustador” dos pneus dianteiros por sexto lugar no GP da China

Destaque na sexta-feira e apenas discreto no GP da China, Felipe Massa disse que o desgaste extremo dos pneus dianteiros fez toda a diferença e determinou a queda de rendimento da F138 ao longo da corrida em Xangai

Siga o GRANDE PRÊMIO                     Curta o GRANDE PRÊMIO

Felipe Massa não conseguiu converter no GP da China o bom desempenho exibido ao longo das sessões de treinos livres, sobretudo na sexta-feira. Neste domingo (14), o brasileiro teve um começo de corrida bastante animador, pulando de quinto para terceiro. Mas seu curto stint com os pneus macios, com duração de sete voltas, foi seu único grande momento na prova. Depois de fazer a troca para os pneus macios, Felipe sofreu com o alto desgaste dos compostos, e isso acabou sendo crucial para a perda de rendimento até a bandeirada final. Massa ficou bem distante da performance de Fernando Alonso, vencedor em Xangai, e ficou apenas em sexto lugar, 40s atrás do companheiro de Ferrari.


“Foi a granulação dos pneus. Tive uma assustadora granulação dos pneus dianteiros, e depois fiquei cada vez mais lento porque a granulação foi aumentando na dianteira. Certamente, o maior problema que eu tive foi a granulação”, lamentou Massa. “No segundo stint, comecei a ter muita granulação e fiquei assustado demais.”

Na metade final da corrida, Felipe destacou a evolução do seu ritmo, mas isso não lhe ajudou a brigar por posições com Jenson Button, quinto colocado. “No stint seguinte, enfrentei novamente a granulação, mas fui mais rápido até o fim do stint. Mesmo no último stint eu fiz mais que 20 voltas e, no último da corrida, estava virando em 1min40s, o que foi muito rápido. O que estava fazendo antes com a granulação me custou a perda de muitas posições, e a diferença para os caras da frente só aumentou”, contou.
Massa não conseguiu acompanhar o ritmo de Alonso durante a corrida em Xangai (Foto: Getty Images)
As imagens do domingo da F1 na China
AO VIVO: as informações do GP da China em tempo real
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Felipe falou também a respeito da estratégia da Ferrari, que chamou Alonso uma volta antes para fazer seu pit-stop. Massa disse que ter ficado uma volta a mais na pista com os pneus macios acabou atrapalhando, mas minimizou a escolha da Ferrari ao ressaltar que isso não foi nada perto dos problemas com o desgaste dos pneus ao longo da corrida.


“Sobre a primeira parada, onde eu perdi duas posições, estava muito forte com os macios. Parar uma volta depois de Fernando certamente foi um grande problema levando em conta onde eu estava naquele momento. Teria sido perfeito parar uma volta antes, junto com Hamilton, mas eu ainda teria brigado com os pneus. Então não acho que isso foi o maior problema da minha corrida quando você olha para o problema que eu tive com meus pneus”, declarou.

Dono da melhor marca da sexta-feira, Massa não conseguiu repetir a performance na sequência do fim de semana. O piloto já tem as respostas para explicar os motivos da queda de rendimento. “Acho que a evolução da pista me deu mais aderência na traseira. Foi uma grande mudança em relação à sexta-feira. Com a pista verde eu tive um pouco menos de granulação, e hoje isso foi um absurdo. Então eu acho que essa foi uma mudança.”

“Mas ainda estou feliz com o carro e acho que, sem o problema que eu tive, teria lutado no topo e, ainda se eu tivesse feito uma má corrida, o sexto lugar ainda é importante pelos pontos”, acrescentou. 

Apesar de não estar 100% satisfeito com seu resultado, Massa disse que foi importante ter somado pontos para si e para a equipe. O brasileiro ocupa a quinta colocação do Mundial de Pilotos e soma 30 pontos. Além disso, Felipe ajudou a Ferrari a estar na vice-liderança do campeonato dos Construtores, logo atrás da Red Bull. “Acho que estou feliz com a boa direção com o carro e vamos nos concentrar na próxima corrida. Você nunca vai ter a melhor corrida o tempo todo, às vezes essas coisas acontecem. Essa granulação nos dianteiros destruiu todas as possibilidades hoje”, lastimou o piloto da Ferrari.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.