Marussia desiste de Razia e anuncia contratação de Bianchi como titular para temporada 2013

A Marussia se cansou de esperar por Luiz Razia e sua definição acerca do patrocínio para correr em 2013. A escuderia anglo-russa anunciou a contratação de Jules Bianchi para substituir o brasileiro e ser o titular nesta temporada ao lado do jovem Max Chilton

 Com apenas Massa, Brasil vive situação inédita em 35 anos

Sorte de um, azar de outro. A Marussia se cansou de esperar por Luiz Razia e sua definição a respeito dos patrocinadores para garantir a vaga de titular. Nesta sexta-feira (1), em Barcelona, a cúpula da escuderia anglo-russa se reuniu com Nicolas Todt, empresário de Jules Bianchi, e selou sua contratação em substituição ao brasileiro, que participou de apenas dois treinos na pré-temporada, na semana passada.

Adrián Mancebo, jornalista da revista espanhola ‘GrandPrix Actual’, reportou que a reunião entre Todt e o comando da Marussia acabou enquanto Fernando Alonso dava uma concorrida entrevista no paddock do circuito de Montmeló. Ao fim da reunião, Nicolas deu dois beijos em Bianchi e garantiu: “Está fechado”. Naquele momento, representantes da Marussia deixaram a reunião com uma bolsa dada pelo empresário e filho do presidente da FIA, Jean Todt.

O destino de Jules na F1 muda novamente apenas dois dias depois de a Force India optar por Adrian Sutil para ocupar o cockpit de titular em 2013.

Dois dias depois de perder a disputa com Sutil na Force India, Bianchi confirma sua estreia como titular na F1(Foto: Force India)

Desta forma, a França alinha no grid da temporada com quatro pilotos: além de Bianchi, Jean-Éric Vergne, Romain Grosjean e Charles Pic levarão a bandeira tricolor ao longo do ano. Já o Brasil deixa de contar com um representante e só terá Felipe Massa, piloto que estará pelo oitavo ano consecutivo na Ferrari neste Mundial. 

O destino de Razia também muda completamente, tornando a sequência da sua carreira uma incógnita. Depois de ter corrido quatro anos na GP2, chegando ao vice-campeonato na temporada passada, o baiano de Barreiras chegou a comemorar sua ascensão à F1. Mas, desde antes da sua oficialização pela Marussia, havia um ar de indefinição.

Isso porque, cerca de uma semana antes, a contratação de Razia pela Marussia vazou por meio de sua assessoria, mas a escuderia de Banbury não confirmou e nem desmentiu a informação. Apenas no dia 6, um dia depois da apresentação do MR02, é que Luiz foi oficializado. Contudo, desde então, o brasileiro participou de apenas duas sessões de treinos na pré-temporada, todas em Jerez, e foi o piloto com menor quilometragem dentre os que foram à pista no circuito andaluz.

Durou apenas 25 dias a carreira de Luiz Razia como piloto titular na F1 (Foto: Marussia)

Na semana passada, sua situação se agravou. A Marussia, que tinha em seu cronograma a presença de Razia para a sequência dos treinos coletivos, seguiu apenas com Max Chilton, primeiro alegando que o britânico precisava adquirir quilometragem. Contudo, em entrevista concedida a Victor Martins, editor-executivo do Grande Prêmio, o próprio piloto deu sua versão dos fatos e confirmou que alguns patrocinadores não honraram o compromisso com o time russo.

O desfecho do caso foi desfavorável ao brasileiro, já que a Marussia, tinha pressa em definir sua situação, uma vez que faltam apenas 15 dias para o início do Mundial de F1. Desta forma, a escuderia optou por outro jovem piloto. Bianchi, além de ser bem relacionado no paddock, conta com o importante suporte de Maranello. Forjado na Academia de Pilotos da Ferrari, Jules é apontado como peça-chave para uma eventual negociação da Marussia com o time italiano para fornecimento de motores para 2014.

Bianchi falou sua contratação pela escuderia anglo-russa e também sobre a chance de estrear como titular na F1 depois de cumprir um ano como reserva na Force India. “Estou muito feliz por ter conseguido uma vaga com a Marussia. Competir na F1 nesta temporada tem sido meu objetivo durante o inverno e, depois de avaliar uma série de opções, estou muito animado com esta chance de demonstrar que estou pronto para dar o próximo passo em minha carreira”, disse o mais novo estreante do grid.

“Também agradeço muito à Academia de Pilotos da Ferrari, que sempre me apoiou e me deu a possibilidade de amadurecer, o que me permitiu estar totalmente preparado para este emocionante desafio”, vibrou Bianchi em comunicado divulgado pela equipe.

“As próximas duas semanas de preparação para a temporada serão extremamente corridas, mas estou pronto para começar amanhã com meu primeiro dia no MR02”, acrescentou o francês, confirmando que já testa neste sábado em Barcelona com o carro com o qual fará seu debute como titular na F1.

John Booth deu as boas vindas a Bianchi, mas falou também sobre a rescisão de contrato com o piloto brasileiro. “Nos encontramos em uma situação em que tivemos de rescindir contrato com Luiz Razia. Não tivemos alternativa a não ser nos manter fiel aos princípios que tínhamos identificado como essenciais para garantir nosso futuro a longo prazo”, comentou o britânico, deixando claro que precisava do dinheiro trazido pelo brasileiro e que Bianchi também leva patrocínio para sentar no carro tricolor neste ano.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.