Marussia confirma Razia na temporada 2013 da F1. Brasileiro assume MR02 em teste na Espanha

A Marussia confirmou na manhã desta quarta-feira (6) a contratação de Luiz Razia para a temporada 2013 da F1. Brasileiro, que será companheiro de Max Chilton e usará o número 22, guia o MR02 em Jerez de la Frontera hoje

► Chegada de Razia à F1 coroa carreira iniciada na velocidade de terra na Bahia

Enfim acabou o mistério sobre a contratação de Luiz Razia pela Marussia. Seis dias depois de a informação sobre sua chegada à F1 como titular ter sido divulgada, a escuderia anglo-russa oficializou, na manhã desta quarta-feira (6), que Razia será titular, fazendo dupla com Max Chilton na temporada 2013 da F1. O anúncio foi feito um dia depois que a Marussia apresentou o MR02 e o colocou na pista com o jovem britânico Chilton.

Além de ser confirmado pelo time, Razia já assumiu o comando do MR02 no segundo dia de testes coletivos da pré-temporada da F1 em Jerez de la Frontera, na Andaluzia, Espanha. A Marussia trabalhou em reparos na traseira do novo bólido, danificado depois que Chilton bateu na tarde da última terça-feira. Neste ano, Razia, que veio para assumir a vaga do experiente Timo Glock — que partiu para o DTM para correr pela BMW —, guiará o carro de número 22.

A Marussia finalmente oficializou Luiz Razia como titular na temporada 2013 (Foto: Marussia)

Em seu macacão, Razia ostenta dois patrocinadores: a empresa brasileira de tecnologia da informação Cyber1, que já é uma apoiadora de longa data do piloto baiano, e a FilaBé, marca suíça de cosméticos. Primeiro nordestino a ser titular em uma equipe da F1, Razia entende que está mais do que pronto para seu novo e maior desafio na carreira. “As últimas duas temporadas na GP2 foram para provar que eu tenho o que é preciso e que estou pronto”, desabafou o piloto. “Esta temporada será para compensar a confiança que o time depositou em mim”, afirmou.

“Este é um ano importante para a Marussia em termos de manter o momento de uma temporada muito positiva em 2012”, considerou. “Estou ansioso para fazer uma valiosa contribuição neste sentido”, disse o jovem, de 23 anos. Luiz, natural da cidade de Barreiras, já esteve na Marussia quando a escuderia anglo-russa ainda se chamava Virgin e era de propriedade do bilionário Richard Branson. À época, Razia fez parte do time como piloto de testes, enquanto Lucas di Grassi era o titular. O brasileiro não escondeu a felicidade por voltar ao time.

"É fantástico estar de volta à Marussia e com praticamente o mesmo grupo de pessoas com quem trabalhei em 2010, quando era piloto-reserva. Estando nessa posição, sei que esta equipe recompensa a determinação e o sucesso dos seus jovens pilotos, e a intenção do programa é ser uma escola para a nova geração de pilotos. Estou muito orgulhoso por dar esse passo para ser titular na F1, particularmente com uma equipe por onde comecei esta jornada, uma vez que eles me ajudaram a mostrar o que é preciso para se estar no mais alto nível", afirmou Razia em comunicado oficial emitido pela Marussia.

John Booth, chefe do time sediado em Banbury, lembrou a contratação de Razia como reserva em 2010, quando a equipe ainda se chamava Virgin, e afirmou que sempre confiou que o brasileiro iria progredir até o ponto em que está agora. “Nós tínhamos todas as expectativas de que ele progrediria na extensão em que progrediu”, comentou Booth. “Ele é um piloto muito rápido e tenaz, que batalhou duro pelo vice-campeonato no ano passado.”

“Junto com Max, estamos alinhando um jovem, mas incrivelmente ambicioso par e estamos ansiosos para ver o que eles podem conseguir”, completou o dirigente britânico, que está em Jerez de la Frontera para chefiar as atividades da Marussia neste início de temporada.

Com a confirmação de Razia como titular da Marussia, o único lugar que segue vago no grid da F1 é na Force India, como companheiro de Paul di Resta. Dessa forma, são dois os postulantes à última vaga aberta do grid. Depois que Bruno Senna anunciou seu futuro no Mundial de Endurance pela Aston Martin, Jules Bianchi, por enquanto reserva do time anglo-indiano, aparece como grande favorito ao posto, mas ainda tem a concorrência do alemão Adrian Sutil.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.