Marko recua, diz que “não manda filhos para guerra” do Covid-19 e culpa mídia

Helmut Marko, consultor da Red Bull, explica que nunca quis infectar pilotos de propósito em um treinamento conjunto. O dirigente vê erros de interpretação e diz que só queria aproveitar o tempo livre para manter os competidores em forma

Helmut Marko, consultor da Red Bull na Fórmula 1, chocou com comentários a respeito de uma possível infecção proposital de pilotos com o novo coronavírus. Só que, na percepção do austríaco, foi tudo um problema de interpretação causado pela imprensa: o dirigente sugeriu apenas um treinamento conjunto para aproveitar o tempo livre durante a pandemia.
 
“Claro que não é verdade”, disse Marko sobre desejar a infecção dos pilotos, entrevistado pelo site ‘F1-Insider’. “Não é uma questão de infectar alguém de propósito. Isso ficou expressado de forma errada na entrevista porque foi editado. Na Áustria, estamos saturados da cobertura sobre o Corona na mídia. Não importa se é na televisão, no rádio ou nos jornais, é tudo a respeito do vírus. De qualquer forma, uma coisa é certa: eu não mando meus filhos deliberadamente para a guerra”, destacou.
 
Ao mesmo tempo que Marko prega a cautela durante a pandemia, o dirigente sente que jovens atletas não deveriam ter tanto medo. O dirigente acredita que se infectou com o Covid-19 em fevereiro e se recuperou em questão de dias.
 
“Você precisa ser cuidadoso para deixar a pandemia sob controle tão cedo quanto possível, mas você precisa julgar as coisas com calma. Eu tenho certeza de que peguei o vírus em fevereiro. Tive uma gripe de dez dias, com todos os sintomas ligados ao vírus. Quando fui para Melbourne, já estava me sentindo melhor”, recordou.
Helmut Marko infectado pilotos de propósito? Talvez não seja bem assim (Foto: Red Bull)
“Se pessoas da minha idade conseguem sobreviver à doença, certamente podemos dizer que atletas jovens e treinados como nossos pilotos deveriam ter menos medo das consequências. É por isso que consideramos organizar o treinamento. Acima de tudo, deveria ser uma forma de os distrair, mas seguindo em forma. Nunca falamos sobre infecção deliberada”, frisou.
 
Marko revelou o plano do treinamento conjunto com pilotos em entrevista à TV austríaca ORF. O dirigente disse ter dado a ideia, mas a viu ser prontamente descartada.
 
Sem treinamentos conjuntos, os pilotos da Red Bull e da AlphaTauri seguem se mantendo em forma por conta própria. A expectativa atual é de que os competidores só entrem em ação na pista em junho, com o GP do Canadá. Mesmo com a pandemia, a F1 ainda objetiva um calendário com no mínimo 15 etapas.

 


 
Paddockast #54
NO ANO DA DANÇA DAS CADEIRAS, QUEM DEVE FICAR SEM CONTRATO?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

COMO SE PREVENIR DO CORONAVÍRUS:
 

☞ Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.
☞ Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.
☞ Evite aglomerações se estiver doente.
☞ Mantenha os ambientes bem ventilados.
☞ Não compartilhe objetos pessoais.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.