Lotus contraria recomendação da Pirelli e chega a 55 voltas com pneus médios: "Eles estavam errados"

Fornecedora italiana havia recomendado às equipes para que completassem no máximo 35 voltas com jogos mais resistentes. Kimi Räikkönen, no entanto, chegou a 55: "Sabíamos que estávamos muito confortáveis para fazer muito mais do que isso", disse Alan Permane

 
A Pirelli segue envolvida em polêmicas nesta longa temporada 2013 da F1, que se aproxima do final. Desta vez, no entanto, o problema foi o inverso ao excesso de desgaste habitualmente apresentado por seus compostos de borracha frouxa: a fabricante foi considerada conservadora demais em suas recomendações sobre os pneus para o GP da Índia, 16ª etapa do ano.
 
Por questões de segurança, a empresa determinou às equipes que os pneus médios – os mais resistentes levados para Buddh – fossem usados por apenas 35 voltas. Mas a Lotus contrariou a indicação. Por conta disso, Romain Grosjean, que fez apenas um pit-stop na corrida, usou os mesmos pneus por 47 voltas. Kimi Räikkönen foi ainda mais além: completou 55 giros com o mesmo jogo de pneus.
 
Alan Permane, diretor da Lotus, confirmou que conversou com Charlie Whiting, diretor de provas da F1, para saber se poderia adotar tal medida. "Falei com Charlie, pela manhã, para ter certeza de que ele estaria confortável, e ele estava, absolutamente. A recomendação não seria seguida e estávamos muito, muito confortáveis. Não havia nenhum problema de segurança", contou à revista britânica 'Autosport'.
Romain Grosjean chegou a 47 voltas com mesmo jogo de pneus (Foto: Lotus)
"A Pirelli chegou a um consenso, e seu pneu mais resistente só poderia fazer 35 voltas. Sabíamos que estávamos muito confortáveis para fazer muito mais do que isso", continuou.
 
Eric Boullier confirmou as palavras de Permane:  "Nossa própria indicação foi boa. Ficamos felizes em mostrar que a Pirelli estava errada", ironizou.
 
Quem não gostou do episódio foi Paul Hembery, diretor da marca. "Estamos desapontados por ver que algumas equipes foram contra nossas recomendações e usaram nossos pneus por mais tempo do que os aconselhamos a fazer", encerrou o desapontado britânico.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.