Hamilton lidera TL3 na Hungria e põe mais tempero para classificação. Verstappen é 2º

Lewis Hamilton comandou o TL3 da Hungria, realizado neste sábado (22), superando Max Verstappen em 0s2. Sergio Pérez ficou em terceiro

Lewis Hamilton comandou o treino livre 3 da Fórmula 1 na Hungria, realizado na manhã deste sábado (22), em Hungaroring. O piloto da Mercedes fez a melhor volta em 1min17s811 calçado com pneus macios, desbancando Max Verstappen, que ficou em segundo. Sergio Pérez completou em terceiro.

O TL3 foi mais dentro da normalidade do que se vê na sessão, porém muitos ainda seguraram os stints iniciais, reflexo do novo formato de classificação, que exigirá que os pilotos usem apenas pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3. Isso fez com que a quantidade de voltas variasse entre 15 e 25, mesmo após uma sexta-feira comprometida pela chuva no TL1.

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No início da sessão, Verstappen estabeleceu o tempo a ser batido, mas foi superado primeiro por Lando Norris, depois Fernando Alonso e também Hamilton, sendo que o inglês da Mercedes melhorou o tempo com compostos macios. Verstappen ainda buscou a liderança numa tentativa final, mas passou 0s2 acima da marca do heptacampeão.

Nico Hülkenberg colocou a Haas em quarto, seguido por Norris e George Russell. Charles Leclerc foi o sétimo, logo à frente do companheiro de equipe, Carlos Sainz. Alonso e Valtteri Bottas fecharam o top-10.

A Fórmula 1 retorna logo mais neste sábado, a partir das 11h (de Brasília, GMT-3), para a definição do grid de largada para o GP da Hungria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL. Antes, a partir das 10h45, o GP acompanha a classificação na segunda tela em parceria com a Voz do Esporte no YouTube.

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Carlos Sainz (Foto: Ferrari)

Confira como foi o treino livre 3 da Fórmula 1 na Hungria:

Após uma sexta-feira comprometida tanto pela chuva que caiu sobre Hungaroring durante o TL1 quanto também pela estratégia de boa parte das ponteiras, que optaram por poupar pneus para o novo formato de classificação, com tipo específico de borracha para cada parte da sessão, o treino livre 3 seria aquele que, de fato, daria algum parâmetro sobre a ordem de forças na peculiar pista húngara. Conhecida pelo seu traçado sinuoso e travado, é um circuito que exige bastante da aerodinâmica, portanto, as principais atualizações promovidas pelos times buscaram esse equilíbrio, com novas asas, além de todo o trabalho para melhorar o fluxo de ar.

Em Budapeste, os termômetros marcavam 24°C, com a pista já batendo nos 45°C. A umidade relativa do ar girava em torno de 48%, com ventos de apenas 3 km/h de média de velocidade, ou seja: um clima quente e que poderia trazer um fator a mais quanto ao desgaste de pneus.

Pista liberada, e Kevin Magnussen fez 1min20s454, sendo o primeiro a assumir a ponta da tabela de tempos calçado com os compostos macios, porém logo foi superado pela dupla da Red Bull, primeiro Pérez, depois Verstappen, ambos rodando em 1min18s com os compostos médios. Mesmo ainda no início, já eram tempos apenas 1s mais lentos que a melhor volta de Leclerc na sexta.

Dez minutos completados, e apenas nove pilotos apareciam com tempo registrado na sessão. Pelo rádio, Pérez informava que os pneus estavam demorando para esfriar, condição que poderia se repetir na classificação e ser um fator de complicação, enquanto Sainz reclamava bastante do vento em sua busca de volta rápida.

Com o grid bastante dividido neste início entre macios e médios, a maioria seguia na estratégia de economizar borracha, com as voltas completadas numa média de cinco em 15 minutos de TL3. A exceção era a AlphaTauri, com Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo optando por um stint mais longo com os pneus de faixa amarela e rodando 12 giros cada até então.

Com pouco menos de 40 minutos para o fim, o duo da Alfa Romeo pulou para segundo e terceiro, com Valtteri Bottas à frente de Guanyu Zhou, com os pneus macios. Pérez, já na pista novamente, aparecia em quarto, seguido de Oscar Piastri, Esteban Ocon, Norris, Alonso, Pierre Gasly e Russell. De todos, apenas Hülkenberg ainda aparecia sem tempo registrado. Quando finalmente fechou volta, pulou para 12º na tabela.

Lando Norris andou bem no TL3 (Foto: AFP)

Com metade do treino completo, o número de voltas de alguns ainda era bastante baixo. Os pilotos da McLaren, Norris e Piastri, apareciam com apenas nove e seis giros, respectivamente, no primeiro stint. Logan Sargeant e Alexander Albon, da Williams, também somavam menos de dez voltas cada.

Ainda na liderança com o tempo obtido no começo da sessão, Verstappen relatou pelo rádio que quase havia perdido a traseira do carro. Depois, foi mais incisivo e, sentindo algo diferente com a pilotagem, perguntou a Gianpiero Lambiase se havia algum problema com a traseira do RB19, porém ouviu que estava tudo ok.

Na segunda metade, os compostos duros apareceram, primeiro com Hamilton, depois com os pilotos da AlphaTauri e também com Lance Stroll, da Aston Martin. Mas foi com os macios que Alonso virou 1min18s350 e desbancou Verstappen da primeira colocação, a 22 minutos do fim. Mesmo sem ter feito nenhum setor em roxo, o espanhol conseguiu ser mais rápido que o piloto da Red Bull em 0s128 num todo. Bottas e Zhou ainda se sustentavam em terceiro e quarto.

A Ferrari é que se mostrava mais discreta, com Leclerc apenas em 16º e Sainz em 20°C. Com uma asa dianteira atualizada visando melhora no equilíbrio da SF-23, a equipe de Maranello tomava mais de 1s de Verstappen, porém pelo número de voltas completadas (20 e 22 cada) até então, o foco parecia ser o ritmo de corrida — que é, na verdade, o grande calcanhar de Aquiles dos italianos em 2023, e a pista húngara costuma ser mais favorável ao carro vermelho.

15 minutos para o fim, e Norris acertou a mão no último trecho calçado com pneus médios e virou 1min18s082, 0s268 mais rápido que Alonso. Na contramão de boa parte das equipes, a McLaren não levou nenhuma peça nova para a Hungria, porém o pacote introduzido em Silverstone levou o duo papaia a um salto significativo de performance, sendo o GP da Hungria determinante para confirmar essa evolução.

Hamilton, então, veio com os macios e colocou 0s271 sobre Norris, assumindo a liderança com 1min17s811. Verstappen veio na sequência com a mesma borracha, melhorou a própria marca, porém a 0s250 do piloto da Mercedes. Pelo rádio, veio a possível explicação para o #1 não ter colocado o RB19 na ponta: falta de aderência.

Pérez e Sainz ainda buscaram uma tentativa final de superar Hamilton, porém sem sucesso. Mais uma liderança da Mercedes no final de semana, em condições mais realistas e jogando de vez tempero na classificação.

Fórmula 1 2023, GP da Hungria, Hungaroring, treino livre 3:

1L HAMILTONMercedes1:17,811  
2M VERSTAPPENRed Bull Honda1:18,061+0,250 
3S PÉREZRed Bull Honda1:18,067+0,256 
4N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:18,077+0,266 
5L NORRISMcLaren Mercedes1:18,082+0,271 
6G RUSSELLMercedes1:18,119+0,308 
7C LECLERCFerrari1:18,190+0,379 
8C SAINZFerrari1:18,234+0,423 
9F ALONSOAston Martin Mercedes1:18,350+0,539 
10V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:18,489+0,678 
11L STROLLAston Martin Mercedes1:18,536+0,725 
12G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:18,544+0,733 
13A ALBONWilliams Mercedes1:18,592+0,781 
14O PIASTRIMcLaren Mercedes1:18,598+0,787 
15K MAGNUSSENHaas Ferrari1:18,649+0,838 
16P GASLYAlpine1:18,776+0,965 
17L SARGEANTWilliams Mercedes1:18,814+1,003 
18D RICCIARDOAlphaTauri Honda1:18,828+1,017 
19E OCONAlpine1:18,979+1,168 
20Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:19,186+1,375 
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