Hamilton destaca evolução após Mercedes “achar algo” no funcionamento dos pneus

Após alcançar primeiro pódio do ano no GP da Espanha, Lewis Hamilton indicou que Mercedes encontrou o caminho para melhorar na temporada

A Mercedes deu um salto no desempenho durante a temporada 2024 da Fórmula 1 — ele é mais claro a partir do GP do Canadá, quando George Russell alcançou o pódio em Montreal, com Lewis Hamilton repetindo o terceiro lugar no GP da Espanha, a etapa seguinte do campeonato. O heptacampeão mundial revelou que o time de Brackley “encontrou algo” com relação ao funcionamento dos pneus e, por isso, voltou a frequentar o top-3 na categoria mais popular do automobilismo.

Antes das atividades de pista do GP da Áustria, etapa marcada para este domingo (30), no Red Bull Ring, Hamilton explicou que a Mercedes estudou diversos dados para chegar ao veredicto.

“Houve uma grande quantidade de análises e solicitações de muitas informações da equipe sobre como podemos melhorar o que está faltando. Simplesmente é com os pneus e, portanto, vamos continuar progredindo nossos processos a cada sessão”, afirmou.

“Normalmente, quando chegamos à classificação, as coisas mudam um pouco. Obviamente, o carro está mais leve e usamos muito mais o DRS. O tempo dirá, mas acredito que achamos alguma coisa. Agora, vamos tentar aproveitar isso”, completou.

Lewis Hamilton conseguiu primeiro pódio em 2024 no último fim de semana (Foto: Mercedes)

Com a experiência de quem está na Fórmula 1 desde 2007, Hamilton explicou que os pneus da temporada 2024 da categoria são os mais sensíveis com os quais já pilotou. Ter a compreensão do melhor funcionamento dos compostos, na visão do britânico, pode alterar as forças durante os finais de semana.

“Na questão aerodinâmica, estamos no fio da navalha. Não é tão fácil equilibrar a parte mecânica com a aerodinâmica, da alta para baixa velocidade. Chegar nessa configuração é difícil. A temperatura dos pneus e a forma como são feitas as voltas são fundamentais, o que todas as equipes estão tentando resolver”, disse.

“A Ferrari não saiu do Q2 em Montreal, o que pode ter sido por conta da temperatura dos pneus, pois eles tem um carro rápido. Tinham vencido a corrida anterior. É fácil fazer os compostos não funcionarem. Definitivamente, acho que estão mais sensíveis do que em qualquer outra temporada que me recorde”, prosseguiu.

Longe das vitórias desde o GP da Arábia Saudita de 2021, realizado em 5 de dezembro daquele ano, Hamilton destacou o ritmo do W15 em Barcelona. Depois de diversas corridas apagadas, o britânico declarou que prova da semana passada lhe trouxe uma injeção de ânimo.

Lewis Hamilton foi ao pódio na Espanha (Foto: Mercedes)

“É bom ter corridas como essa que tivemos. Às vezes, não vai ser possível uma etapa como essa, quando você faz ultrapassagens realmente divertidas e desafiadoras. Barcelona sempre tem provas boas, onde tem sido um ponto forte para mim há anos. Todos precisamos de dias bons em nossas vidas, apesar para nos lembrar que estamos lá, que o fogo também está lá. Precisamos continuar mantendo a chama acesa”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Áustria de Fórmula 1 e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificações, além de antes e depois das corridas. Na sexta-feira (28), o único treino livre do final de semana está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, os pilotos realizam a classificação sprint às 11h30. No sábado (29), às 7h, acontece a largada da sprint, ao passo que a classificação oficial será às 11h. Por fim, no domingo (30), os pilotos disputam a corrida no Red Bull Ring a partir das 10h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Ranking GP: as notas dos 20 pilotos no GP da Espanha de F1

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.