Hamilton descarta “surpresa” e diz que “é natural que equipes se aproximem” da Red Bull

Lewis Hamilton afirmou que a Fórmula 1 está chegando "ao fim da atual geração de carros" e, por isso, é normal que aconteça uma convergência entre as performances das equipes

Diferentemente do que poderia se imaginar após as primeiras etapas da temporada 2024 da Fórmula 1, a Red Bull está tendo mais dificuldades para superar as rivais, apesar de ainda liderar tanto o Mundial de Construtores quanto o de Pilotos. De acordo com Lewis Hamilton, é normal que Mercedes, Ferrari e McLaren consigam se aproximar dos taurinos, já que a categoria está chegando ao fim de um ciclo.

Em dez corridas disputadas até aqui, Max Verstappen acumulou sete vitórias, sendo que quatro delas aconteceram nas cinco primeiras rodadas do certame. A partir do GP de Miami, porém, com as rivais desenvolvendo atualizações robustas para seus respectivos carros, a briga ficou mais acirrada, e apesar de ter alcançado o degrau mais alto do pódio no Canadá e Espanha, as margens entre o neerlandês e os colegas de profissão diminuíram drasticamente.

Após a introdução do atual regulamento, em 2022, que trouxe de volta o chamado efeito-solo à categoria, a Red Bull foi capaz de interpretar de maneira melhor as novas regras e dominou as últimas temporadas, chegando a vencer 21 dos 22 GPs disputados no ano passado. Entretanto, a situação agora parece ser bem diferente, considerando que Carlos Sainz, Charles Leclerc e Lando Norris já superaram o time de Milton Keynes em algum momento. Hamilton, por sua vez, explicou que tal ocorrência já era esperada.

“Estou surpreso? Diria que não”, revelou o heptacampeão durante a coletiva de imprensa do GP da Áustria, realizada nesta quinta-feira (27). “Acho que é assim que o esporte funciona, e acho que estamos chegando ao fim desta geração de carros. Então, muitas vezes, o que acontece é que o desempenho diminui, e fica mais difícil encontrar ganhos”, continuou o #44 da Mercedes.

Lewis Hamilton classificou aproximação de rivais como algo “natural” (Foto: Divulgação)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Gasly e Stroll de contratos renovados: confira como está grid da F1 para 2025

Para dar ainda mais embasamento ao seu ponto, Lewis lembrou que as equipes que vencem o Mundial de Construtores acabam tendo menos tempo disponível no túnel de vento e também menos testes de CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional, da sigla em inglês), dificultando o desenvolvimento do carro.

“Eles estão liderando em todos esses anos e também possuem menos tempo de desenvolvimento, então é natural que as outras equipes acabem se aproximando, ainda que lentamente. Mas eles ainda estão fazendo um trabalho incrível”, finalizou Hamilton.

Também presente na coletiva, George Russell não deixou de ser questionado sobre o assunto, e, por sua vez, descartou a ideia de que a Red Bull esteja passando por dificuldades. “Eles venceram sete das primeiras dez corridas! Não parece muito difícil”, resumiu o #63.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Áustria de Fórmula 1 e transmite classificações e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificações, além de antes e depois das corridas. Na sexta-feira (28), o único treino livre do final de semana está marcado para as 7h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, os pilotos realizam a classificação sprint às 11h30. No sábado (29), às 7h, acontece a largada da sprint, ao passo que a classificação oficial será às 11h. Por fim, no domingo (30), os pilotos disputam a corrida no Red Bull Ring a partir das 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.