Leclerc mantém domínio da Ferrari e lidera TL3 na Bélgica. Hamilton bate
A Ferrari segue sendo a grande força do fim de semana em Spa-Francorchamps. Na manhã deste sábado (31), Charles Leclerc foi o mais rápido, seguido por Sebastian Vettel. Valtteri Bottas foi o melhor da Mercedes, 0s497 atrás do monegasco, enquanto Lewis Hamilton, sétimo na tabela de tempos, bateu e causou uma bandeira vermelha
Novo domínio da Ferrari e susto para Lewis Hamilton. Assim é possível resumir o que foi o terceiro treino livre do GP da Bélgica, realizado na manhã deste sábado (31) em Spa-Francorchamps. A escuderia italiana segue dando as cartas no circuito belga e completou a terceira dobradinha do fim de semana. Assim como foi no segundo treino livre, Charles Leclerc foi o mais rápido da sessão desta manhã ao marcar 1min44s206, 0s451 mais rápido em relação ao companheiro de equipe, Sebastian Vettel.
A Mercedes segue sem ser páreo para a Ferrari, ao menos por enquanto. Valtteri Bottas foi o mais rápido da equipe prateada, mas ficou 0s559 distante do tempo de Vettel e foi o terceiro. Hamilton, por sua vez, sofreu um revés em razão de um forte acidente no início da segunda metade do treino ao bater o W10 na barreira de proteção na curva Les Fagnes. Hamilton nada sofreu, mas a suspensão dianteira esquerda do carro ficou destruída.
Relacionadas
Daniel Ricciardo apareceu bem com a Renault e fechou na quarta colocação, seguido pelo seu antigo companheiro de equipe, Max Verstappen, que colocou a Red Bull no top-5. De contrato renovado com a Racing Point até 2022, Sérgio Pérez foi novamente um dos bons nomes em Spa e foi o sexto. O mexicano corre com a especificação 2 do motor Mercedes depois de enfrentar a quebra da unidade de potência no fim do TL2 de sexta-feira. Só então veio Hamilton, na sétima posição.
O treino classificatório do GP da Bélgica acontece logo mais, às 10h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o terceiro treino livre do GP da Bélgica de F1
O sábado de F1 começou com 11 pilotos saindo dos boxes para a realização das primeiras voltas de instalação, mas ainda sem tempos registrados. O primeiro a abrir volta rápida foi Robert Kubica, que na última vez que correu em Spa-Francorchamps, ainda pela Renault, em 2010, foi ao pódio. Com a Williams, o polonês marcou 1min50s877.
Em seguida, porém, a Ferrari mandou seus pilotos para a pista, a começar por Charles Leclerc, o mais rápido da sexta-feira. E o monegasco registrou 1min44s789 no seu primeiro giro, feito com pneus macios. Só que Sebastian Vettel, em seguida, foi ligeiramente melhor que seu companheiro de equipe ao cravar 1min44s657.
A sessão se desenrolava de maneira morna em Spa. Chamou a atenção o momento em que Pierre Gasly, agora na Toro Rosso, perdeu o espelho retrovisor esquerdo durante uma volta rápida. O treino só esquentou um pouco depois que Max Verstappen partiu para marcar tempo. Na sequência, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas também foram à pista.
A dupla da Mercedes ficou atrás dos tempos dos pilotos da Ferrari, com Bottas em terceiro, 0s559 atrás de Leclerc, e Hamilton em quarto. De contrato renovado com a Racing Point até 2022, Sérgio Pérez, que vai acelerar com a especificação 2 do motor Mercedes depois da quebra ocorrida no TL2 na sexta-feira, aparecia em um bom quinto lugar, seguido por Kimi Räikkönen, da Alfa Romeo, e Lance Stroll, companheiro de equipe do mexicano na Racing Point. Pouco depois, Daniel Ricciardo quebrou a sequência ao colocar a Renault em sexto lugar. Verstappen era apenas o sétimo.
Até que, com 28 minutos para o fim do treino, a bandeira vermelha tremulou em Spa. Hamilton bateu forte na barreira de proteção na curva Les Fagnes, destruindo a suspensão dianteira esquerda do seu Mercedes. Raro erro do pentacampeão do mundo.
14 minutos depois, a sessão foi retomada para a fase derradeira do último treino livre do fim de semana. Com exceção de Hamilton, todos os outros 19 pilotos foram à pista para aproveitar o restinho de tempo antes da classificação. E foi neste período que Leclerc desbancou Vettel ao registrar 1min44s206 e assumir a liderança do TL3. A essa altura do treino, a diferença entre o carro mais rápido da Ferrari em relação a Bottas, o melhor da Mercedes, era de 1s010.
Os minutos finais reservaram outras surpresas. Gasly chegou a andar na quinta colocação antes de Pérez cravar outra ótima volta e subir para quarto, superando Hamilton. Só que o mexicano voltou ao P5 quando Verstappen conseguiu encaixar uma volta melhor e subiu para a quarta colocação, atrás das Ferrari de Leclerc e Vettel e da Mercedes de Bottas. No fim, o finlandês conseguiu melhorar seu tempo e reduziu o déficit para a Ferrari, de 1s010 para 0s497. E Ricciardo colocou a Renault em uma boa quarta colocação.
F1 2019, GP da Bélgica, Spa-Francorchamps, treino livre 3:
1 | C LECLERC | Ferrari | 1:44.206 | 9 | |
2 | S VETTEL | Ferrari | 1:44.657 | +0.451 | 12 |
3 | V BOTTAS | Mercedes | 1:44.703 | +0.497 | 11 |
4 | D RICCIARDO | Renault | 1:44.974 | +0.768 | 10 |
5 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:45.312 | +1.106 | 11 |
6 | S PÉREZ | Racing Point Mercedes | 1:45.521 | +1.315 | 12 |
7 | L HAMILTON | Mercedes | 1:45.566 | +1.360 | 4 |
8 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:45.659 | +1.453 | 13 |
9 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:45.688 | +1.482 | 13 |
10 | P GASLY | Toro Rosso Honda | 1:45.752 | +1.546 | 15 |
11 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:45.806 | +1.600 | 15 |
12 | N HÜLKENBERG | Renault | 1:45.855 | +1.649 | 11 |
13 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:46.004 | +1.798 | 15 |
14 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:46.017 | +1.811 | 14 |
15 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:46.270 | +2.064 | 13 |
16 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:46.379 | +2.173 | 11 |
17 | D KVYAT | Toro Rosso Honda | 1:46.642 | +2.436 | 13 |
18 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:47.858 | +3.652 | 14 |
19 | R KUBICA | Williams Mercedes | 1:48.350 | +4.144 | 14 |
20 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:50.681 | +6.475 | 14 |
Tempo 107% | 1:51.500 | +7.294 | |||
REC | S VETTEL | Ferrari | 1:41.501 | 25/08/2019 | |
MV | V BOTTAS | Mercedes | 1:46.286 | 26/08/2019 |
Paddockast #31 QUEM NA F1 PASSA DE ANO? |