Leclerc lembra polêmica com Vettel e avisa: “Precisamos obedecer às ordens de equipe”

Presente à entrevista coletiva de imprensa convocada pela FIA nesta quinta-feira (10), em Suzuka, Charles Leclerc foi perguntado sobre a polêmica com Sebastian Vettel há quase duas semanas, em Sóchi. O monegasco disse que não chegou a se encontrar com seu companheiro de equipe, mas garantiu: “Está tudo bem”. No entanto, o jovem piloto disse que os dois precisam obedecer às ordens de equipe da Ferrari

Em meio à toda a tensão que envolve o avanço do supertufão Hagibis rumo ao Japão, a polêmica entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel no último GP da Rússia ainda repercute. Nesta quinta-feira (10), dia de entrevista coletiva em Suzuka, palco do GP do Japão deste fim de semana, Leclerc foi perguntado sobre os desdobramentos da nova crise nos boxes da Ferrari.
 
Por conta de uma estratégia controversa adotada pela equipe de Maranello na largada, Leclerc deu passagem a Vettel, que antes havia feito a ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, vendo o alemão assumir a primeira posição. No entanto, o tetracampeão não devolveu a liderança para o companheiro de equipe, o que causou muitas reclamações da parte do monegasco.
 
Vettel só perdeu a posição para Leclerc quando foi chamado para fazer seu pit-stop quatro voltas depois do monegasco. Pouco depois, Seb abandonou a corrida por conta de problemas na unidade de potência. A quebra desencadeou a entrada do safety-car, o que acabou por indiretamente ajudar Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, primeiro e segundo colocados, respectivamente. Leclerc terminou apenas em terceiro, resultado decepcionante para quem tinha largado na pole em Sóchi.
Charles Leclerc foi perguntado sobre a polêmica com Sebastian Vettel na Rússia (Foto: Ferrari)
Em Suzuka, Leclerc afirmou que o mais importante é que os dois pilotos obedeçam às ordens de equipe da Ferrari vindas do pit-wall. No entendimento do jovem, a estratégia adotada pela escuderia italiana no início do GP da Rússia não estava clara o bastante.
 
“Acho que está claro, desde o início da temporada, que nós precisamos obedecer às ordens de equipe. E o que está claro é que esta situação não ficou clara para os dois pilotos na largada da corrida”, explicou.
 
“Acho que é o mais importante, por isso conversamos sobre isso e vamos garantir que essa situação não aconteça novamente no futuro”, acrescentou Vettel.
 
O monegasco revelou também que não chegou a falar com seu companheiro de equipe a respeito. Vettel esteve reunido com Mattia Binotto um dia depois da polêmica na Rússia, enquanto Leclerc se encontrou com o chefe pouco depois.
 
“Tive algumas coisas no dia em que [Vettel] estava em Maranello, então não tivemos a chance de nos encontrar. Mas tive uma reunião com Mattia, ele esteve com Seb um dia antes, e está tudo bem”, garantiu o dono do carro #16 da Ferrari. "Como equipe, a prioridade é sempre focar no conjunto. Sebastian e eu queremos bater um ao outro, mas a prioridade é trabalhar para a equipe", reiterou.
Leclerc também falou a respeito da grande forma que vive na temporada. O monegasco cravou nada menos que quatro poles consecutivas, largando na frente nos GPs da Bélgica, Itália, Singapura e Rússia, além de ter faturado as posições de honra também no Bahrein e na Áustria.
 
“Eu me sinto muito bem no carro, ainda que as duas últimas corridas não foram como esperava. Vamos nos concentrar na sexta-feira porque no sábado vai ser difícil, ou impossível, pilotar”, disse Charles, fazendo menção à previsão do tempo por conta do supertufão Hagibis.
 
“O carro agora é muito mais fácil de pilotar. A base que temos é muito positiva para o ano que vem. Vamos testar uma nova asa que vai nos ajudar a entender melhor o que está por vir”, acrescentou.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL o fim de semana do GP do Japão de F1. Siga tudo aqui.
Paddockast #36
O MELHOR PILOTO SEM VITÓRIA NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.