Leclerc assume erro ao acertar Verstappen em Suzuka: “Arruinei sua corrida”

Charles Leclerc assumiu o erro assim que teve tempo para assistir o vídeo do acidente com Max Verstappen na primeira curva do GP do Japão. Foi logo na segunda curva, quando Verstappen apontava na frente e foi abalroado pelo ferrarista

A Ferrari voltou a perder a oportunidade de transformar pole em vitória. No caso do GP do Japão deste domingo (13), ainda pior que na Rússia: uma primeira fila inteira. A péssima largada de Sebastian Vettel foi um fator, assim como a batida de Charles Leclerc em Max Verstappen logo na segunda curva em Suzuka. O monegasco evitou avaliar a culpa do acidente inicialmente, mas horas mais tarde assumiu o erro.
 
Logo após a prova, Leclerc tratou o acidente como algo normal, ainda que Verstappen tenha saído extremamente irritado e dito que Charles guiou de forma irresponsável. A corrida de ambos foi prejudicada – a do holandês, de forma terminal. Faltava ver o vídeo, ele dizia. 
 
"Do meu ponto de vista, eu estava por dentro, saí um pouco de frente e nos tocamos. Não sei se a culpa é de alguém ou não, ainda não assisti o que aconteceu. Mas as coisas são assim, infelizmente ficamos em situação complicada para o resto da corrida", disse.
Verstappen fora da pista após batida de Leclerc (Foto: F1/Twitter)
"Tenho que assistir ao vídeo para ter certeza, mas eu acredito que estava na frente", seguiu.
 
De resto, restou lamentar mais uma oportunidade perdida.
 
"O sexto lugar não é onde nós gostaríamos de terminar. É decepcionante. Em termos de estratégia, não acho que poderia ser muito melhor. Como Mattia [Binotto] comentou antes do fim de semana: precisamos fazer todo o possível para igualar a Mercedes, porque eles são muito fortes", finalizou. 
 
O resultado ficou ainda pior. Como a FIA resolveu só investigar o acidente depois da prova, a punição veio mais de duas horas após a bandeira quadriculada: 5s de punição pela batida e 10s por ter ignorado os avisos da FIA para parar nos boxes quando a asa dianteira danificada causava perigo. Caiu, assim, para sétimo. 
 
Após a definição – e a possibilidade de ver o vídeo -, Charles foi ao Twitter para se desculpar publicamente com Verstappen. O erro foi dele, admitiu. "Foi erro meu na curva 1 [2, na verdade]. Arruinou a corrida de Max e nos colocou em má situação para o restante da prova", escreveu.

Pior para Max, que abandonou a prova.
 

Paddockast #37
GRANDES RIVALIDADES INTERNAS 

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.