Lauda garante que renovação de contrato de Hamilton com Mercedes será assinada no GP da Espanha

Presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda afirmou que “tudo estará resolvido até 10 de maio”. As negociações, conduzidas entre a equipe e o próprio piloto, sem intermediários, se arrastam desde o ano passado, mas as partes garantem que desfecho está próximo de ser selado

Segundo Niki Lauda, a novela sobre a renovação de contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes está próxima de ter um final feliz. Em entrevista ao diário suíço ‘Blick’, o tricampeão mundial de F1 e presidente não-executivo da escuderia assegurou que a assinatura do novo contrato entre o britânico, atual líder da temporada, e a Mercedes, deve ser assinado no fim de semana do GP da Espanha, a quinta etapa do campeonato.

“Tudo será acordado no GP da Espanha, em 10 de maio”, garantiu o dirigente austríaco ao jornal helvético. Nas últimas semanas, vários assuntos relacionados à renovação de contrato de Hamilton com a Mercedes foram colocados em discussão. Lewis, cujo atual vínculo com o time de Brackley vai até o fim da temporada, negou de forma veemente que tenha exigido uma cláusula em que o defina como número 1, colocando-o num patamar superior a Nico Rosberg, seu companheiro de equipe e rival. Toto Wolff, diretor da Mercedes, também rejeitou tal possibilidade ao assegurar que seus dois pilotos têm e terão tratamento igual.

Bicampeão e líder da temporada 2015, Lewis Hamilton deve renovar com a Mercedes na Espanha, diz Lauda (Foto: AP)

Quanto à parte financeira, Lauda afirmou que está tranquilo: “O salário não é problema”, declarou. Wolff e Hamilton, que conduz as negociações com a equipe de forma direta, sem intermediários, disseram em algumas oportunidades que faltam apenas detalhes pontuais para que um novo acordo seja fechado. Contudo, a demora para que o novo contrato seja assinado levantou rumores até mesmo de que Lewis poderia deixar a Mercedes e substituir Kimi Räikkönen na Ferrari a partir do ano que vem.

Mas nem o próprio Bernie Ecclestone, dirigente máximo da F1, vê uma possível transferência de Lewis para Maranello como algo plausível. “Isso é um pouco difícil”, declarou. Pelos lados do time italiano, Maurizio Arrivabene se mostra cada vez mais feliz com o trabalho feito por Sebastian Vettel e também por Räikkönen, que tem contrato com a Ferrari até o fim do ano.

Embora tenha demonstrado interesse em seguir com o finlandês por mais tempo — e tenha o aval do tetracampeão para tal —, o dirigente prefere adotar “tática psicológica” para manter Kimi no topo da sua motivação, adiando, ao menos por enquanto, as conversas sobre sua renovação para 2016.

PARA SAIR DO ZERO

Prévia: a próxima parada da temporada 2015 da Indy é no Alabama. Embalada pela vitória de Scott Dixon no GP de Long Beach, a Ganassi busca ganhar a primeira em Barber. Ainda na frente na classificação do campeonato, a Penske tenta vai atrás do segundo triunfo no ano, enquanto a Andretti, cada vez mais longe dos líderes, espera vencer pela terceira vez consecutiva o GP do Alabama. A pista norte-americana não é exatamente uma das mais emocionantes do calendário

FORTE INÍCIO

Levou dois anos para que o Brasil voltasse a ter uma dupla de pilotos no grid do Mundial de F1. Depois da saída do primeiro-sobrinho Bruno Senna, Felipe Massa seguiu o único representante verde e amarelo na categoria nos seus últimos anos representando a Ferrari. Durante todo esse tempo, o jovem Felipe Nasr ganhava experiência na GP2, chegando a lutar pelo título em 2014. Passada a fase de preparação, o brasiliense de 22 anos teve o apoio fundamental do Banco do Brasil para representar o país na F1 correndo pela Sauber, ao lado de Massa, que já defendeu as cores do time suíço e hoje é a voz da experiência na Williams

DUELO DE IGUAIS

Valentino Rossi tem uma missão difícil em 2015. Se quiser chegar ao décimo título da carreira, o italiano terá de enfrentar um monstrinho que, de certa forma, ele mesmo ajudou a criar. A missão de Marc Márquez, por outro lado, não é nada mais fácil. Se nos últimos anos o espanhol venceu três dos quatro confrontos diretos que teve com o multicampeão, a prova de Termas de Río Hondo mostrou que o menino prodígio ainda não tinha conhecido a extensão do poder de piloto de Tavullia

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.