Lauda cobra da FIA esclarecimentos sobre proibição da suspensão interligada: “Difícil entender por que mudou”

Uma nota do diretor de prova da F1, Charlie Whiting, às equipes gerou dúvidas sobre a legalidade dos sistemas de suspensão interligada. Dirigente disse que tal sistema é ilegal e deve ser considerado proibido já a partir do GP da Alemanha da próxima semana. Niki Lauda questionou o fato de a concepção ter mudado subitamente

A Mercedes está preocupada com a nova diretriz da FIA que classifica como ilegais os sistemas de suspensão interligada já a partir do GP da Alemanha — a equipe que domina o Mundial de F1 de 2014 é uma das que utiliza o artifício.

Diretor de provas da FIA, Charlie Whiting enviou um comunicado às equipes alertando que novas análises conduzidas pela entidade constataram que o sistema pode ser ilegal.

Niki Lauda não gostou da mudança de opinião da FIA (Foto: Getty Images)

De acordo com o artigo 3.15 do regulamento técnico, nenhuma parte do carro que exerce influência sobre a aerodinâmica pode ser móvel. A suspensão interligada — FRIC, na sigla em inglês — serve para fazer o carro manter uma altura estável em relação ao solo por meio de um sistema hidráulico.

Tal recurso foi inventado pela Lotus e prontamente copiado pelas demais escuderias. A Mercedes é um dos times que teme pelas consequências e quer que a FIA esclareça definitivamente a situação.

“O sistema está sendo usado há dois anos e meio e todas as inspeções técnicas aconteceram sem objeções, então é difícil entender por que a perspectiva de repente mudou”, reclamou o presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda, em entrevista à ‘Auto Motor und Sport’. “Não queremos investir mais em algo que é contra as regras. Queremos saber se é legal ou ilegal”, falou.

Segundo a revista ‘Autosport’, a FIA considera adiar o banimento da suspensão interligada, mas, para isso, essa opção deverá ser unânime entre as equipes. Se uma equipe for favorável à proibição, ela entrará em vigor já no GP da Alemanha.

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